Últimas Notícias > Política > Tá na Rede
|
15 de novembro de 2018
|
19:19

The Guardian destaca negacionismo climático de futuro chanceler brasileiro

Por
Luís Gomes
[email protected]
The Guardian destaca negacionismo climático de futuro chanceler brasileiro
The Guardian destaca negacionismo climático de futuro chanceler brasileiro
Artigo publicado no site do The Guardian nesta quinta | Foto: Reprodução

Da Redação

O jornal britânico The Guardian destacou em matéria publicada em seu site nesta quinta-feira (15) que o futuro ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araíjo, acredita que o “aquecimento global é uma trama marxista”. O artigo argumenta que a indicação do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), irá gerar preocupação o movimento climático global, destacando que o Brasil é o país em que a comunidade internacional se reuniu inicialmente, em 1992, para discutir a redução dos gases do efeito estufa.

Já o jornal americano The New York Times destacou que Araújo é um diplomata pró-Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. O espanhol El País também destaca que Bolsonaro escolheu um “trumpista” e optou por ingorar as indicações de diplomatas “mais moderados”, alimentando assim o temor de que produza atritos com o governo chinês, principal parceiro econômico do Brasil.

O francês Le Monde caracterizou Araújo como uma “personalidade desconhecida” no País e destacou suas posições políticas, que incluem a defesa da ditadura militar brasileira. Já o argentino Clarín classificou o futuro ministro como um diplomata “ultraconservador e furioso crítica da globalização”.

Todas as matérias citam textos publicados por Araújo em seu blog pessoal.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora