Últimas Notícias>Política
|
1 de novembro de 2018
|
21:54

Quem é Gabriela Hardt, a juiza substituta que assumirá os processos da Lava Jato

Por
Sul 21
[email protected]
Quem é Gabriela Hardt, a juiza substituta que assumirá os processos da Lava Jato
Quem é Gabriela Hardt, a juiza substituta que assumirá os processos da Lava Jato
Gabriela está desde 2014 na 13ª Vara Federal de Curitiba e substituiu Sérgio Moro pela primeira vez em janeiro de 2015. Foto: Reprodução/Facebook

Da RBA

Com a ida do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça no futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL), os processos relativos à Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba passam a ficar sob a responsabilidade da juíza substituta Gabriela Hardt. Nascida em Curitiba, antes de se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Gabriela estudou engenharia química por dois anos. Em 2007 prestou concurso para juíza e, em 2009, iniciou a carreira na magistratura como juíza substituta na Justiça Federal, na cidade portuária de Paranaguá.

Antes de chegar a 13ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt também exerceu o cargo de corregedora da penitenciária federal de Catanduvas, localizada a 476 quilômetros da capital paranaense.

“Eu entrei na carreira de juiz federal um pouco mais tarde que o habitual. Entrei já com 34 anos e com família formada. Já tinha minhas filhas e meu marido já tinha profissão consolidada”, disse Gabriela, em 2017, em entrevista à Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Aos 42 anos, ela está desde 2014 na 13ª Vara Federal. Substituiu Moro pela primeira vez em janeiro de 2015, ocasião em que determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro José Dirceu.

Em maio deste ano, ao novamente substituir Moro – que viajara para receber homenagem na Câmara de Comércio Brasil-Estados, em Nova York –, Gabriela Hardt agiu outra vez no processo de Dirceu ao mandar prendê-lo.

Com a saída de Moro da Lava Jato, ela deve ficar a cargo do interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 14, em ação referente ao sítio de Atibaia, no interior paulista. Os processos da Lava Jato devem permanecer com Gabriela até que ocorra a designação de um novo juiz para a função.

Além da magistratura, Gabriela Hardt se dedica à natação e a maratonas aquáticas pelo país.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora