TRE-RS proíbe realização de evento com Boulos, Melchionna e Tarso na UFRGS

Por
Sul 21
[email protected]
TRE-RS proíbe realização de evento com Boulos, Melchionna e Tarso na UFRGS
TRE-RS proíbe realização de evento com Boulos, Melchionna e Tarso na UFRGS

Da Redação

Em decisão desta terça-feira (23), o juiz Rômulo Pizzolatti, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), proibiu a realização de ato contra o fascismo e em defesa da democracia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), programado para quinta-feira. A decisão acolhe pedido do deputado federal Jerônimo Goergen (PP) e de Marcel van Hattem (NOVO), também eleito para a Câmara Federal. O encontro estava programado para as 18h, com as presenças de Tarso Genro (PT), Guilherme Boulos (PSOL), Maria do Rosário (PT) e Fernanda Melchionna (PSOL).

Na decisão, o juiz afirma: “Embora o evento político, ora impugnado, tenha como título “Contra o Fascismo. Pela democracia! BOULOS na UFRGS. Com Tarso Genro, Fernanda Melchionna e Maria do Rosário”, é nítido, pelo contexto, que se trata de evento político-eleitoral, seja a favor do candidato Fernando Haddad, seja contra o candidato Jair Bolsonaro”.

No Twitter, o ex-governador Tarso Genro criticou a decisão, lembrando aulas e palestras em universidades do mundo todo. “Hoje, censurado para falar na UFRGS, no RS que governei. Fascismo cresce”, escreveu ele.

Na página do evento no Facebook, surgiram sugestões de outros lugares para a mobilização após a decisão do TRE, como o Viaduto do Brooklyn ou o Largo Zumbi dos Palmares. A organização, no entanto, ainda não havia se pronunciado sobre como proceder. Na decisão, o juiz destaca que “é proibido o uso de espaços físicos da UFRGS, por força do que dispõe o inciso I do artigo 73 da Lei das Eleições”. Mas destaca que “com isso não se quer dizer que o evento não possa concretizar-se, mas somente que não poderá ocorrer nas instalações da UFRGS, como programado pelos
organizadores”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora