Últimas Notícias>Política>Eleições 2018
|
3 de outubro de 2018
|
14:06

Sul21 envia novo pedido a Lewandowski para realizar entrevista com Lula

Por
Sul 21
[email protected]
Sul21 envia novo pedido a Lewandowski para realizar entrevista com Lula
Sul21 envia novo pedido a Lewandowski para realizar entrevista com Lula
Novo pedido foi encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowski. (Foto: Arquivo/EBC)

Da Redação

O Sul21 Mídia Eletrônica S.A enviou na noite desta terça-feira (2) a reclamação 31.965 ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que seja atendido o requerimento inicial encaminhado pelo veículo ainda no mês de julho à Justiça Federal em Curitiba. O Sul21 encaminhou, dia 24 de julho, uma petição à juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, pedindo autorização para que solicitar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a concessão de uma entrevista em dia e horário a serem definidos.  A juíza não examinou o mérito do pedido, rejeitando-o em bloco juntamente com outros pedidos de entrevista. Lula está preso desde o dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

A reclamação assinada pelos advogados Paulo Petri, Tarso Genro e Agda Meneguzzo sustenta que a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, em favor da suspensão liminar decidida pelo ministro Luis Fux, “tem um grau de generalidade inaceitável e só poderia ser aplicável, nos termos em que foi posta, se a mesma fosse instituída como Súmula, já que passa a “regular” matéria constitucional de grande abrangência, chocando-se inclusive com o Preâmbulo da Constituição, ofendendo a liberdade de imprensa e o direito do preso a comunicar-se com o mundo externo”. Por essa razão, acrescentam, “a decisão ora atacada deve ser considerada válida somente em relação ao caso concreto que provocou a decisão excepcional, não devendo -por elementar senso de Justiça- ser estendida a diferentes situações de natureza processual e material”.

O pedido do Sul21, afirmam ainda os advogados, “é específico, diferentemente dos demais ajuizados, pois, no seu requerimento inicial ao Juízo de execução, o requerente se limita a postular que o réu preso seja apenas questionado, se “aceita” ou não, conceder a entrevista, que se configuraria, portanto ato preparatório à concessão da mesma, a qual seria solicitada formalmente à autoridade competente do Juízo de Execução, no momento oportuno”. Em função disso, os advogados pedem a Lewandowski o cumprimento da sua anterior determinação, de que o réu preso seja indagado se aceita, ou não, conceder entrevista a este jornal eletrônico e, em caso de concordância, a mesma seja realizada. Segue abaixo a íntegra da Reclamação encaminhada ao ministro do STF:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora