Últimas Notícias>Política>Eleições 2018
|
19 de outubro de 2018
|
21:01

PT e PCdo B pedem apuração de abuso do poder econômico pró-Bolsonaro no RS

Por
Sul 21
[email protected]
PT e PCdo B pedem apuração de abuso do poder econômico pró-Bolsonaro no RS
PT e PCdo B pedem apuração de abuso do poder econômico pró-Bolsonaro no RS
Dirigentes do PT e do PCdoB entregaram representação no MP Eleitoral. (Foto: Divulgação)

Da Redação

Dirigentes do PT e do PCdoB reuniram-se na tarde desta sexta-feira (19), com o Procurador Regional Eleitoral, Luiz Carlos Weber, para requerer uma investigação acerca da prática de abuso de poder econômico em favor da candidatura de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Sul (RS). Na representação foram juntadas diversas fotografias dos outdoors espalhados pró-Bolsonaro em 20 municípios gaúchos, somente durante o período eleitoral. De acordo com os advogados, não foram listados os casos que ocorrem no período pré-eleitoral.

Para Abgail Pereira, da direção do PCdoB, a investigação do Ministério Público Federal para identificar a autoria e os financiadores desta publicidade é fundamental, diante da denúncia, no cenário nacional, do financiamento da indústria de fake news através de pacotes de mensagens por WhatsApp. O presidente do PT, Pepe Vargas, apontou que, ao que tudo evidencia, foi uma ação orquestrada e não iniciativa de indivíduos, uma vez que foi mantido um padrão de arte e de colocação destas peças publicitárias em pequenos e médios municípios.

O Procurador Regional recebeu a representação e informou sobre os procedimentos que o Ministério Público Federal do RS já vem adotando desde a pré-campanha em relação aos outdoors e outras propagandas irregulares que chegaram ao seu conhecimento. Weber informou que em muitos casos já foram identificados os autores e que agora trata-se de definir a competência jurisdicional para aplicação da multa e responsabilização criminal, por tratar-se de eleição presidencial.

Participaram da audiência, Abgail Pereira, pela direção do PCdoB, o deputado Pepe Vargas, presidente do PT/RS, a deputada Maria do Rosário, a deputada eleita Sofia Cavedon e os advogados dos partidos.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora