Ibope traz Bolsonaro com 54% e Haddad com 46%; na Datafolha, Bolsonaro tem 55% e, Haddad, 45%

Por
Sul 21
[email protected]
Candidatos ao segundo turno da Presidência: Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Eleições 2018. Foto: Divulgação e Janine Moraes/Ag.Câmara

Da Redação

Os institutos de pesquisa Ibope e Datafolha divulgaram na noite deste sábado (27) as últimas pesquisas de intenção de votos para a presidência no segundo turno eleitoral. Segundo o Ibope, Jair Bolsonaro (PSL) tem 54% da preferência, enquanto Fernando Hadadd (PT) atinge 46%. Embora o candidato do PSL siga à frente, a diferença entre os dois caiu de 14 para 8 pontos percentuais. Consiiderando os votos totais, Bolsonaro aparece com 47% e Haddad com 41%. Brancos e nulos somam 10% e, não sabem, 2%.

Dos eleitores questionados, 39% disseram que não votariam em Bolsonaro de forma alguma e 44% disseram se recusar a votar em Haddad. Foram ouvidos 3.010 eleitores, entre os dias 26 e 27 de outubro. A pesquisa é encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

No Rio Grande do Sul, Bolsonaro tem 61% dos votos válidos e, Haddad, 39%, de acordo com o Ibope.

Já o levantamento do Datafolha indica Jair Bolsonaro com 55% das intenções de voto e, Fernando Haddad, com 45%. O favoritismo do candidato do PSL também caiu, segundo o instituto, de 18 para 10 pontos percentuais, em nove dias.

Levando em conta os votos totais, Bolsonaro tem 47%, Haddad soma 39%, brancos e nulos atingem 8% e não sabem são 5%. A rejeição de Bolsonaro ficou em 45% e, a de Haddad, em 52%. O instituto entrevistou 18.371 eleitores, em 340 municípios, entre 26 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora