Últimas Notícias>Política>Eleições 2018
|
20 de outubro de 2018
|
14:56

Frases racistas e violentas são escritas em banheiro da Universidade de Passo Fundo

Por
Sul 21
[email protected]
Frases racistas e violentas são escritas em banheiro da Universidade de Passo Fundo
Frases racistas e violentas são escritas em banheiro da Universidade de Passo Fundo
Foto: Reprodução/ Twitter

Da Redação

A Universidade de Passo Fundo (UPF), no norte do Rio Grande do Sul, foi mais uma instituição de ensino superior a ser alvo de pichações de cunho preconceituoso. Na última quarta-feira (17), estudantes encontraram os dizeres “morte aos negros”, “Lula morto”, “Hitler” e “B17” — em alusão ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) — em um banheiro da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC). Nos últimos dias, diversas universidades brasileiras foram alvo de pichações e desenhos de caráter discriminatório e, por vezes, com apologia ao nazismo e ao massacre de Columbine.

A reitoria da universidade divulgou nota em que afirma que não está autorizada a “realização de atos públicos com conotação político-partidária”, assim como “qualquer ação que comprometa a convivência pacífica da Instituição”. No Twitter, em resposta à usuária que postou as imagens, o perfil da instituição confirmou o ocorrido. “A diretoria da unidade está ciente do acontecido e já encaminhou limpeza para o local. Agradecemos a informação e lembramos que casos como esses podem e devem ser relatados a ouvidoria da UPF, pelo fone (54) 3316-8230 ou pelo formulário do link: goo.gl/1W7wmZ”, diz a universidade.

Os casos mais recentes de pichações em universidades foram divulgados pelo jornal Estado de S. Paulo nesta quinta-feira (18) e dizem respeito à Universidade de São Paulo (USP), onde suásticas foram pichadas nas portas de apartamentos de moradias estudantis, além da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Nacional de Brasília (UnB), onde foram encontrados escritos com ameaças nos banheiros. “Se Bolsonaro for eleito, é Columbine na UnB” foi escrito em um banheiro da universidade brasiliense e faz referência a um massacre realizado nos Estados Unidos em 1999, quando dois estudantes entraram armados em uma escola de ensino médio e mataram 12 alunos e um professor.

Pronunciamento oficial da instituição | Foto: UPF/ Facebook

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora