Últimas Notícias>Política>Eleições 2018
|
22 de outubro de 2018
|
20:50

Facebook remove contas e páginas associadas a rede de apoio a Bolsonaro

Por
Luís Gomes
[email protected]

Da Redação

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (22) a remoção de 68 Páginas e 43 contas associadas ao grupo brasileiro Raposo Fernandes Associados (RFA) por violação de nossas políticas de autenticidade e de spam. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a RFA era uma das maiores redes de apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) na plataforma.

A nota divulgada pela rede social diz que as pessoas por trás da RFA criaram páginas contas falsas ou múltiplas com os mesmos nomes, o que consiste numa violação das políticas da plataforma.

“Eles então usavam essas Páginas para publicar uma grande quantidade de artigos caça-cliques, com o objetivo de direcionar as pessoas para seus sites fora do Facebook. Esses sites, por sua vez, têm uma grande quantidade de anúncios programáticos e pouco conteúdo, funcionando como ‘fazendas de anúncios’ (‘ad farms‘, em Inglês). Nós baseamos nossa decisão de remover essas Páginas pelo comportamento delas – como o fato de que estavam usando contas falsas e repetidamente publicando spam -, e não pelo conteúdo que estavam postando. Esse comportamento foi detectado no Facebook, e não há sinais de abuso em nossos outros aplicativos”.

Apesar de dizer que a ação não ocorreu devido ao conteúdo publicado, a nota do Facebook destaca que as práticas adotadas pela RFA são cada vez mais comuns em páginas com “conteúdo sensacionalista político”.

“Trabalhamos o tempo todo para detectar esse tipo de abuso, e sabemos que as pessoas por trás de tais atividades – seja por motivação econômica ou política – irão modificar suas táticas com o passar do tempo.Nós implementamos uma série de medidas para proteger o Facebook antes da eleição no Brasil. Continuaremos a investir para evitar que abusem de nossas plataformas, porque queremos que as pessoas se sintam seguras e confiem nas conexões que fazem no Facebook”, conclui a nota.

Exemplos de páginas removidas pelo Facebook | Foto: Reprodução
Exemplos de páginas removidas pelo Facebook | Foto: Reprodução

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora