Com 53,40% dos votos válidos, Eduardo Leite é eleito governador do Rio Grande do Sul

Por
Sul 21
[email protected]
Coletiva de imprensa do Candidato Eduardo Leite, que vai a segundo turno na eleição para governador. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação 

Eduardo Leite (PSDB), ex-prefeito de Pelotas (a 150 km de Porto Alegre), foi eleito neste domingo (28) governador do Rio Grande do Sul. O candidato superou o atual mandatário,, José Ivo Sartori (MDB), nas urnas e manteve a tradição gaúcha de não reeleger um governador. Com a vitória, o PSDB volta a comandar o Estado. Yeda Crusius foi a última governadora da legenda, deixando o cargo em 2011.

Leite foi eleito com 53,40% dos votos válidos, contra 46,60% de Sartori. O candidato do PSDB havia chegado ao segundo turno com uma vantagem pequena: 35% dos votos contra 31% do MDBista. Ele permaneceu como favorito em todas as pesquisas. Em um dos últimos levantamentos do Ibope antes da apuração do segundo turno, divulgado na quarta-feira (17),  Leite aparecia com 52% das intenções de voto contra 41% de Sartori. No quesito rejeição, 36% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Sartori de jeito nenhum. O índice de rejeição de Eduardo Leite era de 12%.

Já no sábado (27), houve um crescimento para 57% nas intenções de voto – mas também um aumento de 15% na rejeição do candidato. Sartori também apresentou um crescimento, chegando a 43%. Na boca de urna, os dois apareciam em empate técnico, com o tucano liderando numericamente por 33% a 32%.

Principais propostas

O foco da candidatura de Leite se concentrou no que chamou de “prioridades” em seu plano de governo. Iniciando pela segurança, o candidato aponta que deve-se incentivar a prevenção – focando em ações primárias, fortalecendo serviços públicos e a mediação em áreas de maior vulnerabilidade. Depois, descreve a necessidade de integrar ações policiais com base em estratégias para prevenir e reprimir o crime de forma qualificada. O candidato propõe a criação de metas e indicadores de desempenho para a segurança.

O tucano ressalta a necessidade de adotarmos sistemas inovadores de monitoramento, perícias e comunicação, assim como reprimir a criminalidade de forma que aumente a resolutividade dos crimes e o combate à corrupção “em todas as suas formas”.

Na área da educação, Leite fala da necessidade de “recuperar o tempo perdido e refazer um sistema educacional que funcione de fato demandará a participação de todas as fontes de receita possíveis”. O candidato elenca as principais ações que irá tomar, colocando como prioridade o aluno.

Leite afirma que é necessário “fortalecer e valorizar os profissionais da Educação”, comprometendo-se com remuneração justa, com plano de carreira que estimule o ingresso de profissionais, priorize a progressão e considere o princípio da valorização profissional pelo mérito, a formação continuada e condições de trabalho justas para o desempenho profissional. Nesse sentido, o candidato também defende que haja formação continuada de professores a partir de Parcerias Público-Privadas (PPP) e convênios com universidades e institutos.

Em termos de meio ambiente e saneamento básico, Leite propôs investimentos por meio de PPPs “em prol da universalização e da melhoria da eficiência dos serviços de abastecimento de água e esgoto”. Para ele, políticas de saneamento representam “alvos do desenvolvimento humano”. Entre suas medidas, está o planejamento de instrumentos para expandir o saneamento alinhado às novas tecnologias. Em seu governo, o Estado deverá atuar como articulador de políticas regionais de destino final de resíduos e outras matérias que impactam o meio ambiente.

Na saúde, o programa elenca cinco prioridades: fortalecimento e expansão das redes de Atenção em Saúde, com foco na atenção primária; regionalização e hierarquização da Média e Alta Complexidade; Assistência Farmacêutica, com qualificação e padronização da relação de medicamentos essenciais, racionalização e melhor organização da distribuição de remédios; fortalecimento da Vigilância em Saúde para prevenção de doenças; e prevenção de Judicialização, com a adoção de medidas para que as pessoas não precisem recorrer ao poder judiciário para terem suas necessidades de saúde atendidas.

Sobre habitação, Leite fala em enfrentar o déficit habitacional no Rio Grande do Sul por meio de “programas que propiciem acesso das famílias à moradia”. Ele também promete estimular programas de regularização fundiária nos municípios, com emissão de certificados de propriedade para a população de baixa renda nos aglomerados urbanos.

O candidato tucano pretende, ainda, viabilizar programa de microcrédito habitacional junto a parceiros do sistema financeiro, apoiando a captação de recursos que serão destinados a famílias de baixa renda na construção e reforma de casa em terreno próprio, melhorias e ampliações, com a parceria de agentes públicos e privados locais.

Biografia

Aos 33 anos, Leite é o governador mais jovem do Rio Grande do Sul após a redemocratização e acumula marcos precoces em sua trajetória. Filiado ao PSDB desde os 16 anos, foi o prefeito mais jovem eleito em Pelotas, sua cidade natal, governada por ele de 2013 a 2016. Ele é formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas. Antes disso, foi presidente de grêmio estudantil e seu pai é fundador do PSDB no município.

Em 2004, Leite concorreu para vereador no seu município de origem, mas ficou com a suplência. Elegeu-se, de fato, para a Câmara Municipal no ano de 2008 e chegou à presidência do Legislativo. Também foi secretário municipal e chefe de gabinete do ex-prefeito Fetter Júnior (PP). No ano de 2010, tentou, sem sucesso, o cargo de deputado estadual.  Já em 2012, foi eleito prefeito, aos 27 anos. Terminou sua gestão com 87,2% de aprovação, mas não concorreu novamente ao cargo, por ser “crítico” à reeleição. Ainda assim, ajudou a eleger no primeiro turno sua sucessora, a vice-prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora