Últimas Notícias>Política>Eleições 2018
|
19 de setembro de 2018
|
18:28

Lula manda carta a general Mourão: ‘Faça um curso sobre o Humanismo’

Por
Sul 21
[email protected]
Lula manda carta a general Mourão: ‘Faça um curso sobre o Humanismo’
Lula manda carta a general Mourão: ‘Faça um curso sobre o Humanismo’
General Antonio Mourão | Foto: Exército/Divulgação

Da RBA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a declaração do general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência, ao dizer que as famílias pobres só com mãe e avó são “fábricas de desajustados”. Em carta, Lula classificou o conceito do general como medíocre. “Um conselho, faça um curso sobre o Humanismo”, escreveu.

O general afirmou que a falta de homens em casa faz os filhos tenderem a entrar no crime organizado. Para Lula, a partir deste pensamento, o candidato à vice-presidente não poderia chego ao cargo que ocupou no Exército, muito menos na política. “Eu e sete irmãos fomos criados por uma mulher analfabeta chamada Dona Lindu e duvido que exista alguém na sociedade brasileira que educou os filhos melhor do que ela. Pode ter igual, melhor nunca”, relembra o ex-presidente.

A declaração do vice de Bolsonaro teve muitas reações nas redes. Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT), disse considerar a fala um desrespeito com as mulheres que criam os seus filhos e superam diversas ausências, além da figura paterna. “Elas superam a ausência do Estado, da creche e de investimentos públicos em políticas que emancipem essas mulheres. É um desrespeito total ao nosso país. Porque o Brasil é construído pelo esforço dessas mulheres”, afirmou.

A jornalista Rachel Sheherazade, conhecida por ter posicionamentos à direita, também se manifestou contra. “Sou mulher. Crio dois filhos sozinha. Fui criada por minha mãe e minha avó. Não. Não somos criminosas”, publicou em seu Twitter, finalizando com a tag #EleNão.

O candidato à Presidência pelo Psol, Guilherme Boulos, associa a declaração de Mourão com a rejeição de Bolsonaro – que chega à 42%, segundo o Ibope. “Desrespeita milhões de brasileiras chefes de família e milhões de pessoas que foram criadas por suas mães e avós. Essa candidatura de dois desajustados merece a rejeição que tem”, disse.

Marcelo Rubens Paiva lembra que a figura paterna foi tirada de sua casa durante a ditadura civil-militar. “Mourão afirma nas entrelinhas que mulher não sabe criar filhos. Fui criado pela minha mãe e irmãs, porque a ditadura matou meu pai aos 11 anos, e meu avô morreu de tristeza dois anos depois”, publicou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora