Confira quem são os principais doadores de campanha dos candidatos ao governo do RS

Por
Luís Gomes
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Confira quem são os principais doadores de campanha dos candidatos ao governo do RS
Confira quem são os principais doadores de campanha dos candidatos ao governo do RS
Candidatos ao governo do Estado: Júlio Flores (PSTU), Roberto Robaina (PSOL), Paulo de Oliveira Medeiros (PCO), Mateus Bandeira (Novo), Eduardo Leite (PSDB), Miguel Rossetto (PT), Jairo Jorge (PDT) e José Ivo Sartori (MDB).

Luís Eduardo Gomes 

Até o momento, os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul já arrecadaram, somados, mais de R$ 9,3 milhões para gastar nas campanhas. Desse total, a maior parte foi doada diretamente pelos partidos que encabeçam as coligações, sendo as exceções as campanhas de José Ivo Sartori (MDB) e Mateus Bandeira (Novo).

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O candidato que mais arrecadou até o momento foi Eduardo Leite (PSDB), que, de acordo com dados do portal Divulgação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havia reunido até a tarde desta terça-feira (18) aproximadamente R$ 2,8 milhões. Por outro lado, a candidatura de Paulo Malheiros (PCO), havia arrecadado apenas R$ 600. Cada candidato ao governo pode registrar gastos de campanha até o limite de R$ 9,1 milhões.

A seguir, confira quanto gastaram a arrecadaram as oito campanhas ao Piratini conforme dados declarados ao TSE até o início da tarde desta terça.

José Ivo Sartori (MDB)

A campanha do governador José Ivo Sartori já arrecadou até o momento R$1.677.851,83, sendo R$1.157.351,83 de doação de pessoas físicas, R$ 500 mil de doação de partidos, R$ 10,5 mil de Recursos de Origem Não Identificadas (RONIs) e R$ 10 mil em recursos próprios. Chama a atenção o grande volume de doação de pessoas físicas recebidas por Sartori, muito acima de seus principais adversários. O principal doador da campanha até agora é Cesar Weinschenck de Faria, diretor da mineradora Seival Sul, que fez duas doações de R$ 50 mil, totalizando R$ 100 mil. O segundo principal doador de campanha de Sartori é Roberto Argenta, proprietário da empresa Calçados Beira Rio, que fez uma doação única no valor de R$ 30 mil. O restante das doações consiste em diversas transferências de até R$ 15 mil e valores menores.

Em 2017, a Seiva Sul firmou um contrato de financiamento com o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no valor de R$ 31,58 milhões para implantar a unidade de extração e beneficiamento de carvão da Mina do Seival, em Candiota. Uma das principais propostas do governador Sartori é a privatização de empresas, incluindo a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), que tem como um dos seus principais focos de atuação a mineração de carvão em Candiota.

No campo das despesas, a candidatura já contratou R$ 784.354,03 e efetuou o pagamento de valores equivalentes a R$445.272,76. As principais despesas foram com a gráfica Noschang, R$ 267.296 mil, e com serviços de comunicação por Karina Rehavia, no valor de R$ 130 mil.

Eduardo Leite (PSDB)

A campanha de Eduardo Leite é a que mais arrecadou até agora, já atingindo os R$ 2.792 milhões. Desse valor, R$ 2,511 milhões são oriundos da direção nacional do PSDB e R$ 210 mil do PTB, partido do vice na chapa, Delegado Ranolfo. A campanha ainda declarou ter recebido R$ 71 mil em doações de pessoa física, sendo R$ 50 mil doados por Renata Queiroz Jereissati, esposa de Tasso Jereissati, senador pelo Ceará e um dos principais caciques tucanos.

A coligação já contratou R$ 2.050.080,67 em despesas, tando pago até o momento R$ 1.444.111,42. O principal gasto até agora foi com a empresa Moreira – Conceito em Comunicação, que faz a produção de programas de rádio e TV, R$ 540 mil.

Miguel Rossetto (PT)

A campanha de Miguel Rossetto já arrecadou até agora R$ 2.292.151,34, sendo R$ 2.133.333,34 de doação da direção nacional do PT, R$ 107,5 mil vindos de outros candidatos, R$ 42,8 mil de pessoas físicas, R$ 8.368 de financiamento coletivo e R$ 150 de recursos próprios. Os principais doadores da campanha são os deputados federais Elvino Bohn Gass (R$ 55 mil), Paulo Pimenta (R$ 35 mil) e Marco Maia (R$ 17,5 mil). Nenhuma doação de pessoa física superou R$ 5 mil.

A campanha já contratou R$ 983.451,79 em despesas, tendo pago R$ 977.801,79 até agora. O principal gasto foi com a Cenaum Produções, responsável pela produção de propaganda de rádio e televisão.

Jairo Jorge (PDT)

A campanha de Jairo Jorge já arrecadou até o momento R$ 2.052.082 milhões, sendo R$ 2 milhões oriundos da direção nacional do partido, R$ 42 mil de doação de pessoas físicas e R$ 10.082 de financiamento coletivo. Nenhuma doação de pessoa física ultrapassou os R$ 6 mil.

No campo das despesas, a campanha de Jairo já contratou R$ 2.894.665,84 em gastos — portanto, R$ 800 mil acima dos valores arrecadados –, tendo pago até o momento R$ 1.001.963,20. Desse montante, R$ 1,1 milhão foram contratados junto à Casa de Criação Comunicação e Marketing e R$ 460 mil para a Jamba – Produção Audiovisual.

Mateus Bandeira (NOVO)

Até o momento, a campanha de Mateus Bandeira arrecadou R$ 457.162,00, sendo R$ 193,5 mil oriundos de doação de pessoas físicas, R$ 250 mil de recursos próprios e R$ 13,662 mil de campanha de financiamento coletivo. Os principais doadores da campanha são os empresários José Salim Mattar Junior, sócio da empresa de aluguel de carros Localiza, que doou R$ 100 mil, e Wilson Ling, herdeiro da Petropar, que fez duas doações no valor de R$ 35 mil, totalizando R$ 70 mil.

O TSE registra que a candidatura do Novo já havia contratado despesas no valor de R$ 593.314,19, sendo que R$ 432.478,73 já estavam contabilizados como despesas pagas. A principal despesa de Bandeira até o momento é com o pagamento da agência Critério Comunicação, R$ 92 mil, seguido pelas gráficas Rizzo, R$ 60,36 mil, e Gaúcha, R$ 50.361 mil.

Julio Flores (PSTU)

A campanha de Julio Flores arrecadou até agora R$ 35.420,73, sendo R$ 29.420,73 de doação da direção nacional do PSTU e R$ 6 mil de pessoas físicas, nenhuma delas superior a R$ 3 mil. Em termos de despesa, a campanha do PSTU já contratou e pagou despesas no valor de R$ 7.316 mil. O principal investimento da campanha até agora foi com Natasha Oyassana Silva, para a tradução e interpretação de libras, no valor de R$ 3 mil.

Paulo Malheiros (PCO)

A campanha de Paulo Malheiros, que se encontra em situação de indeferimento, mas com possibilidade de recurso, arrecadou apenas R$ 600 da direção nacional do PCO. Não há registro de despesas até agora.


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