Pesquisa Ibope mostra Sartori em primeiro, seguido por Rossetto, Leite e Jairo Jorge

Por
Sul 21
[email protected]
Pesquisa Ibope mostra Sartori em primeiro, seguido por Rossetto, Leite e Jairo Jorge
Pesquisa Ibope mostra Sartori em primeiro, seguido por Rossetto, Leite e Jairo Jorge
Candidatos ao governo do Estado: Júlio Flores (PSTU), Roberto Robaina (PSOL), Paulo de Oliveira Medeiros (PCO), Mateus Bandeira (Novo), Eduardo Leite (PSDB), Miguel Rossetto (PT), Jairo Jorge (PDT) e José Ivo Sartori (MDB).

Da Redação

O Grupo RBS divulgou no início da noite desta sexta-feira (17) os números da pesquisa encomendada ao Ibope para avaliar a intenção de votos para as eleições ao governo do Estado e ao Senado no Rio Grande do Sul. Na pesquisa estimulada para o governo do Estado, o governador José Ivo Sartori (MDB) aparece em primeiro lugar com 19% das intenções de voto, sendo seguido por Miguel Rossetto (PT) e Eduardo Leite (PSDB), com 8%, e Jairo Jorge (PDT) com 6%. Depois, aparecem Júlio Flores (PSTU), com 4%, Roberto Robaina (PSOL) e Mateus Bandeira (NOVO), com 2%. Na estimulada, o índice de indecisos, somados aos votos nulos e brancos chega a 50%.

Na pesquisa espontânea, Sartori teve 7%, seguido por Jairo Jorge, com 3%, Eduardo Leite, com 2% e Miguel Rossetto, também com 2%. Júlio Flores tem 1%, enquanto Roberto Robaina e Matheus Bandeira não receberam nenhuma citação. Na espontânea, 63% dos entrevistados não indicaram nenhum candidato.

Sartori é o candidato com o maior índice de rejeição, 44%, sendo seguido por Miguel Rossetto, com 12%, Jairo Jorge , com 8% e e Eduardo Leite com 7%.

A pesquisa também avaliou o desempenho do governo Sartori e do governador. 53% dos entrevistados consideraram o governo péssimo (36%) ou ruim (17%). Ótimo e bom tiveram apenas 14%. Além disso, 68% dos entrevistados desaprovaram o modo de Sartori governar, contra apenas 24% de aprovação.

O Ibope ouviu 1.008 pessoas em 60 municípios do Estado, entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro da pesquisa, segundo o instituto, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Disputa para o Senado

O Ibope também pesquisou as intenções de voto para a disputa ao Senado, apontando os seguintes números:

José Fogaça (MDB): 27%
Paulo Paim (PT): 27%
Beto Albuquerque (PSB): 15%
Luis Carlos Heinze (PP): 7%
Ana Varela (PODE): 6%
Carmen Flores (PSL): 6%
Dra. Sandra Weber (SD): 4%
Abgail Pereira (PCdoB): 3%
Cleber Soares (PCB): 2%
João Augusto (PSTU): 2%
Machado (DC): 2%
Mário Bernd (PPS): 1%
Romer Guex (PSOL): 1%
Marli Schaule (PSTU): 1%

Brancos/nulos – Vaga 1: 18%
Brancos/nulos – Vaga 2: 24%
Não sabe: 55%


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora