Últimas Notícias > Política > Areazero
|
15 de agosto de 2018
|
21:06

Com marcha em Brasília, PT registra candidatura de Lula à presidência

Por
Sul 21
[email protected]
Com marcha em Brasília, PT registra candidatura de Lula à presidência
Com marcha em Brasília, PT registra candidatura de Lula à presidência
Foto: Twitter/MST

Da RBA*

Uma marcha popular acompanhou, nesta quarta-feira (15), o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Foi protocolado também o Plano Lula de governo, coordenado pelo candidato a vice na chapa, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Enquanto a multidão aguardava do lado de fora, em ato marcado pela leitura de cartas escritas pelo ex-presidente Lula de dentro da prisão em Curitiba, a presidenta do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), Haddad, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), Manuela D’Ávila e a presidenta deposta, Dilma Rousseff, além de outros parlamentares e lideranças entraram no TSE para registrar a candidatura e o programa de governo.

“A candidatura de Lula está registrada. De agora por diante, se a legislação for cumprida, o Lula é candidato até o final das eleições e vai ganhar”, afirmou Haddad.

Não pretendemos arredar pé das ruas até reconduzir o presidente ao Palácio do Planalto. Ele (Lula) manda dizer, por meio de uma carta, que pode fazer muito para tirar o Brasil de uma das piores crises da nossa história.”

Registro de candidatura de Lula | Foto: Facebook Lula

“Esse é o papel mais famoso da nossa vida. Vamos subir agora para mostrar ao povo”, destacou Manuela, que participará da campanha de Lula. “Vamos fazer essa eleição conversando com o povo, pois estamos conscientes de que as pessoas sabem que com Lula o povo pode voltar a ser feliz. É isso que essa multidão está provando aqui, hoje“.

“Lula está registrado como candidato a presidente do Brasil. Está aqui o registro.Quero falar não apenas para todos vocês, mas para o Lula, que vai ver esse vídeo. Dizer que valeu a pena, valeu a força presidente. Valeu sua garra. Agora você é nosso candidato”, disse Gleisi.

“Estamos de pé depois de um golpe em 2016. Achavam que iriam nos destruir, mas  nós enfrentamos os golpistas e estamos aqui de pé, querendo acabar com o retrocesso dos direitos sociais no país. Lula Livre e Lula presidente representam a democracia no nosso país. Hoje ganhamos com nossa força, nossa convicção, a certeza de que Lula é inocente, o registro da candidatura de Lula e do candidato a vice, Fernando Haddad”, disse Dilma Rousseff.

“Estamos transformando Brasília na capital da democracia em nosso país. Nunca imaginamos que iríamos viver um dia como este por isso é importante estarmos do lado certo da historia. Defender a candidatura de Lula é defender a democracia do país. A UNE quer sim que o povo escolha de forma soberana quem quer votar nas urnas. Lula é um preso político, estamos sob um estado de exceção, com a democracia ameaçada e, por isso, precisamos seguir firmes e fortes para derrotar os nossos inimigos. Os estudantes brasileiros estão aqui para gritar bem alto Lula Livre” , disse a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mariane Dias, durante ato em apoio à candidatura de Lula.

“Estamos com a representação do povo brasileiro. Aqui somos milhares, mas representamos milhões. Mulheres, homens, trabalhadores, sem-teto, camponeses, agricultores rurais sem terra, todos estamos com Lula”, disse o presidente da Central dos Movimentos Populares, Raimundo Bonfim.

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Gilmar Mauro falou em nome da Via Campesina e dos movimentos que marcharam durante cinco dias para chegar até Brasília: “Não marchamos porque achamos bonito, embora a estética da marcha é bela, nem para perder peso. Marchamos para registrar a candidatura Lula”, disse.

O dirigente lembrou outros momentos históricos do país. “Marchamos pela reforma agrária e temos certeza que continuaremos marchando e ocupando latifúndios pelo Brasil. Mas é preciso que todos saibam que luta corporativa e luta política não podem ser separadas de jeito nenhum, porque o sujeito da luta política pode ser o sujeito das lutas mais diversas neste país. É por isso que o registro da candidatura de Lula é importante, assim como é importante depois deste ato, continuarmos organizando e mobilizando nosso povo. Não temos dúvida que os golpistas deram o golpe. É fundamental que daqui por diante, continuemos nos organizando”.

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, destacou a esperança que Lula representa para o povo. “Todos sabem que sua prisão é arbitrária, sem crime, sem prova. Movimentar essa quantidade enorme de pessoas significa que ele mora no coração de milhões de brasileiros e brasileiras. Eu espero que essa energia possa contaminar os ministros do STF e do TSE para que possamos obter justiça. Precisamos de Lula livre pela democracia e pelo Brasil.”

*Com reportagem de Hylda Cavalcanti


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora