Últimas Notícias>Política
|
9 de julho de 2018
|
12:59

Lula: deputados afirmam que houve ‘evidente quebra do sistema de justiça criminal’

Por
Luís Gomes
[email protected]
Lula: deputados afirmam que houve ‘evidente quebra do sistema de justiça criminal’
Lula: deputados afirmam que houve ‘evidente quebra do sistema de justiça criminal’
Deputados Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira | Foto: Lula Marques/AGPT

Da Redação

O trio de deputados petistas Paulo Pimenta (RS), Paulo Teixeira (SP) e Wadih Damous (RJ), que ingressaram com o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula junto ao TRF4 na última sexta-feira (6), emitiu nota na manhã desta segunda-feira (9) criticando a decisão do presidente do tribunal, desembargador Thompson Flores, que revogou a liminar concedida na manhã de domingo (8) pelo desembargador plantonista Rogério Favreto, determinando a soltura do ex-presidente. Para os deputados, Flores atuou para “usurpar” a competência de Favreto.

“O presidente do tribunal não é autoridade superior aos seus pares, nem há hierarquia entre os desembargadores do mesmo tribunal. A decisão apenas poderia ser cassada quando do mérito do julgamento do habeas corpus impetrado ou após o término do período de deslocamento temporário de competência do plantão”, diz a nota.

Eles também criticam a atuação da Polícia Federal no caso por não ter cumprido a ordem de soltura. “A decisão foi descumprida pela Polícia Federal de forma acintosa, o que representa evidente quebra do sistema de justiça criminal, uma vez que à PF não cabe o papel de exercício de qualquer jurisdição ou poder decisório”, diz a nota.

Confira a íntegra da nota:

O desembargador Rogério Favreto é, desde a noite de sexta-feira, o magistrado investido de jurisdição no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Nesta condição, proferiu decisão em sede de habeas corpus pela liberdade do ex-presidente Lula, nesta manhã. A decisão foi descumprida pela Polícia Federal de forma acintosa, o que representa evidente quebra do sistema de justiça criminal, uma vez que à PF não cabe o papel de exercício de qualquer jurisdição ou poder decisório.

O desembargador Thompson Flores, após a manutenção ilegal do cárcere e a recusa da soltura por parte da PF, mantendo a ilegalidade praticada contra o ex-presidente, proferiu decisão neste domingo a pretexto de dirimir falso conflito de competência entre o relator da lava-jato, Gebran Neto, e o desembargador plantonista Rogério Favreto, para usurpar competência deste último, assim como tentou usurpar o primeiro em decisão anterior.

O presidente do tribunal não é autoridade superior aos seus pares, nem há hierarquia entre os desembargadores do mesmo tribunal. A decisão apenas poderia ser cassada quando do mérito do julgamento do habeas corpus impetrado ou após o término do período de deslocamento temporário de competência do plantão. Quem estava investido de competência e jurisdição é o desembargador Rogério Favreto. A decisão do presidente do Tribunal é ilegal e aprofunda o sentimento de injustiça e perseguição política contra o ex-presidente Lula e haverá de ser reformada.

Deputado Paulo Pimenta PT/RS

Deputado Paulo Teixeira PT/SP

Deputado Wadih Damous PT/RJ


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora