Últimas Notícias>Política
|
22 de junho de 2018
|
18:04

“Vim dar um abraço em um querido amigo, que luta”, diz Mujica

Por
Sul 21
[email protected]
“Vim dar um abraço em um querido amigo, que luta”, diz Mujica
“Vim dar um abraço em um querido amigo, que luta”, diz Mujica
Pepe Mujica em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba / Foto: Ricardo Stucker

Leila de Paula – Brasil de Fato

O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, veio ao Brasil na tarde de quinta-feira (21) especialmente para visitar o amigo Luiz Inácio Lula da Silva, detido desde o dia 7 de abril.

Antes de entrar nas dependências da Superintendência da Polícia Federal, Mujica conversou com os militantes da Vigília Lula Livre e destacou que a luta nunca vai acabar. O ex-mandatário sinalizou que é preciso ter uma causa durante a vida.

“Vale a pena dedicar uma parte do milagre de estar vivo para servir à causa da igualdade sobre a terra”, ponderou.

Após a visita, que durou cerca de 30 minutos, Mujica fez questão de recordar o legado de Lula como presidente do Brasil. “Ele tinha muito respeito pelos países pequenos da América Latina e se comportou como um irmão mais velho”, reconheceu.

O ex-presidente uruguaio comentou como foi a acolhida de Lula –com “bom ânimo, uns quilos a menos e com muitos livros”, e demonstrando grande preocupação com o futuro do país.

Questionado sobre o que pensa da situação democrática no Brasil e da prisão do ex-presidente, Mujica diz que seu maior anseio é que o povo brasileiro se adapte ao futuro para lidar com suas contradições, não perca a alegria e não caia em confrontos dolorosos.

“Quando nossos irmãos [Brasil, Argentina] pegam uma gripe, nós também ficamos resfriados”, lembrou. No entanto, Mujica acredita que o Brasil irá superar os problemas do momento atual.

Gleisi

A senadora e presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, também esteve na PF nesta tarde para alinhar a pré-campanha presidencial de Lula, incluindo um manifesto que será a principal estratégia desta etapa.

“Vamos levar uma mensagem ao povo brasileiro de resgate dos direitos e esperança”, comentou. Juntos, ela e Lula definiram o calendário de atividades pelo Brasil que deve começar ainda durante a Copa do Mundo.

A principal preocupação do ex-presidente é com a área econômica do país. “Nós precisamos levar para as pessoas propostas para melhorar a vida delas, geração de emprego, aumento de renda e melhorar as condições de vida”, declarou Gleisi.

Lula manifestou receio pela aprovação da Câmara dos Deputados em permitir a transferência de 70% das áreas de cessão onerosa da Petrobrás para outras empresas.

Sobre a absolvição da senadora no processo da Lava Jato, o pré-candidato a presidente entende que é extremamente positivo para resgatar o Estado Democrático de Direito. “Ele tem boas expectativas como todos nós temos, já que os processos são semelhantes: baseado apenas em delações e sem provas”, destaca.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora