Últimas Notícias > Política > Areazero
|
20 de junho de 2018
|
15:20

TCE recorre de decisão que autoriza extinção das fundações estaduais

Por
Sul 21
[email protected]
TCE recorre de decisão que autoriza extinção das fundações estaduais
TCE recorre de decisão que autoriza extinção das fundações estaduais
Ato durante o julgamento da extinção das fundações no TCE, em outubro de 2017. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação*

Na manhã desta quarta-feira (20), o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) recorreu da decisão liminar do Tribunal de Justiça (TJ-RS) que suspendeu a medida cautelar concedida em abril pelo conselheiro do TCE-RS Cezar Miola. A medida determinava a suspensão de todos os atos de extinção das fundações estaduais — FEE, FZB, Cientec, Fundação Piratini, Metroplan e FDRH .

Por conta da suspensão do Tribunal de Justiça, o governo Sartori ficou judicialmente desimpedido de publicar os decretos que, em maio, oficializaram a extinção da Fundação Piratini, mantenedora da TVE e FM Cultura, e da Cientec.

Leia mais: 
Sartori decreta encerramento das atividades da Fundação Piratini e da Cientec
TJ-RS suspende decisão do TCE que impedia extinção de fundações
TCE suspende processo de extinção das fundações pelo governo Sartori

Segundo nota divulgada pelo TCE-RS, o tribunal argumenta, no recurso, que a decisão do TJ é “monocrática” por ter sido proferida em atendimento a um comando expedido pelo órgão colegiado. “O Tribunal de Contas também sustentou que, conforme a Suprema Corte, a possibilidade de emissão de cautelares pelos Tribunais de Contas decorre diretamente da Constituição, sendo desnecessária sua previsão expressa na Lei Orgânica do TCE-RS”, completa.

O recurso também descreve a deliberação do TCE-RS de exigir a existência de um plano de transição. Assim, explicita o objetivo de assegurar a aplicação da lei, que expressamente prevê a continuidade dos serviços até então prestados pelas instituições em extinção. O Tribunal de Contas também afirma que sua decisão viso a proteção do  interesse público.

* Com informações do TCE-RS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora