Últimas Notícias>Política
|
22 de junho de 2018
|
16:33

Projeto propõe criação de ‘Dia sem Carne’ nas escolas estaduais

Por
Sul 21
[email protected]
Projeto propõe criação de ‘Dia sem Carne’ nas escolas estaduais
Projeto propõe criação de ‘Dia sem Carne’ nas escolas estaduais
Deputada Regina Becker Fortunati (PTB). (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Da Redação

A deputada estadual Regina Becker Fortunati (PTB) apresentou projeto de lei que cria o Programa Um Dia Sem Carne na rede pública estadual de ensino, com o objetivo de conscientizar a população dos benefícios do consumo de alimentos sem proteína de origem animal e estimular hábitos alimentares alternativos. A iniciativa é baseada em ação desencadeada nos Estados Unidos, em 2003, propondo novas opções alimentares e alertando para o problema da obesidade infantojuvenil.

De acordo com o PL 87 2018, a implementação do programa ficará a cargo da Secretaria Estadual de Educação. A medida não se aplica a estudantes que, comprovadamente, por orientação médica,necessitem da proteína de origem animal em sua dieta.

Na justificativa do projeto, a deputada assinala que estudos científicos comprovaram o impacto do consumo de carne na incidência de câncer de intestino grosso. “O aumento de 100 gramas na ingestão diária de qualquer tipo de carne está associado à elevação de 12% a 17% do risco de câncer de cólon e reto. Já o aumento diário da ingestão de apenas 25 gramas de carne processada (embutidos) pode elevar o risco de desenvolvimento deste tipo de câncer em até 49%. Por outro lado, estudos demonstram que populações que não consomem o produto têm redução de 14% a 35% nos níveis de colesterol sanguíneo, e a mortalidade em decorrência de doenças cardiovasculares é de 20% a 24% menor”, diz o projeto.

Regina Becker argumenta ainda que a produção animal é um dos principais fatores para a mudança climática, desmatamento, poluição e uso da água. A maioria dos animais criados para alimentação, argumenta, passa seus dias em fazendas industriais onde seu tratamento e condições de vida são em grande parte desumanos. “Vivemos um período de extrema crise ambiental, que vai do aquecimento global à perda da biodiversidade, incluindo as mudanças climáticas e as diversas doenças que afligem a população humana. Este projeto de lei tem por escopo contribuir para melhoria da qualidade das futuras gerações”, afirma a parlamentar.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora