Últimas Notícias > Política > Areazero
|
1 de maio de 2018
|
17:53

Delação de Palocci é encaminhada pela Polícia Federal para ser homologada no TRF4

Por
Sul 21
[email protected]
Delação de Palocci é encaminhada pela Polícia Federal para ser homologada no TRF4
Delação de Palocci é encaminhada pela Polícia Federal para ser homologada no TRF4
O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Da Redação*

No final da segunda-feira (30), o acordo de delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci foi enviado pela Polícia Federal para homologação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Caberá ao relator da Operação Lava Jato no Tribunal, o desembargador João Pedro Gebran Neto, validar a delação.

Palocci foi condenado em primeira instância e cumpre os 12 anos de pena por corrupção (envolvendo a empreiteira Odebrecht e contratos de sondas com a Petrobras) desde 2016. No entanto, o réu apelou de decisão do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba e o recurso passará a ser analisado no TRF4.

Gebran Neto deverá solicitar na quarta-feira (2) a manifestação do Ministério Público Federal sobre a delação de Palocci e encaminhará o documento para parecer da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4).  Após as manifestações serem emitidas, o desembargador deverá decidir sobre se homologa ou não a delação.

No dia 15 de fevereiros deste ano, o TRF4 emitiu uma nota em que afirmava que havia negado liminarmente o pedido de Palocci para ser ouvido novamente em segundo grau. Na ocasião, Gebran Neto entendeu que “um novo interrogatório não se mostra fundamental na avaliação das provas”.

Segundo o G1, investigadores informaram que os depoimentos foram enviados sem pedido de redução de pena. Na delação, o ex-ministro entrega pessoas sem foro privilegiado (direito de ser processado somente no Supremo Tribunal Federal) na Lava Jato. A PF também teria informado ao TRF que quer usar os depoimentos para aprofundar investigações que envolvem fatos deletados pelo ex-ministro.

*Com informações do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora