Últimas Notícias>Política
|
17 de abril de 2018
|
17:06

Manuela lança manifesto da pré-candidatura e defende um levante pelas liberdades

Por
Sul 21
[email protected]
Manuela lança manifesto da pré-candidatura e defende um levante pelas liberdades
Manuela lança manifesto da pré-candidatura e defende um levante pelas liberdades
Ato de lançamento do manifesto ocorreu no Teatro Oficina, em São Paulo. (Foto: Maiakovski/UBES)

Da Redação (*)

O Teatro Oficina, em São Paulo, foi palco, na noite de segunda-feira (16), do lançamento de manifesto da pré-candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB) à Presidência da República. Artistas, intelectuais, lideranças políticas e sociais, além da filha do ex-presidente Lula, Lurian Cordeiro Lula da Silva, estiveram presentes, num ato marcado pela unidade em defesa da liberdade.

“Nós queremos convidar vocês para que construam junto conosco a nossa pré-candidatura, sabedores de que, para o Brasil ser uma grande nação, é precisa garantir liberdade para o país caminhar com suas próprias pernas, é preciso liberdade para nossa gente e é preciso gritar em alto e bom som que queremos Lula livre, porque a liberdade de Lula é o resgate das soluções democráticas”, disse Manuela (Leia o documento aqui).

O conteúdo do manifesto inclui temas como a reindustrialização do Brasil, retomada do crescimento e do desenvolvimento nacional, direitos das mulheres, valorização do trabalhador, progresso social, transparência e plebiscito revogatório das reformas aprovas pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Além do manifesto, foram anunciadas uma plataforma virtual de participação coletiva do projeto da candidatura denominado “Ocupa” e o sistema de arrecadação financeira virtual, a “vaquinha” para colaborar com o PCdoB a levar a pré-candidata para suas viagens de campanha.

Depois de ler o texto em que aponta os principais pontos da plataforma que defende, a pré-candidata fez uma defesa da unidade das forças progressistas. “Compreendemos que devemos estabelecer pontes e vínculos profundos para que a esquerda e o setor progressista e democrático dialoguem exaustivamente”, disse, defendendo que a prisão de Lula simboliza a tentativa de conter as ideias de esquerda.

“Se Lula vale a luta, Lula também vale a nossa unidade e o estabelecimento de pontes. Nós nunca fomos óbice para a unidade. Pelo contrário. O PCdoB sempre foi a estrada que tentou conduzir o Brasil por esse caminho”, defendeu, ressaltando a ousadia do partido de lançar o seu nome na disputa presidencial. “Nós ousamos porque dizemos que sonhamos, porque nossos sonhos valem a pena”.

Em uma noite permeada por músicas que remetiam em especial à resistência democrática das décadas de 1960 e 1970, a cantora Ana Cañas – que tem participado ativamente das manifestações contra o golpe e a prisão política do ex-presidente Lula – abriu o evento com a música Velha roupa colorida, de Belchior.

Diversos artistas e intelectuais, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Beth Carvalho enviaram vídeos para o ato, em defesa das liberdades e em apoio a Manuela.

O teólogo Leonardo Boff ressaltou a importância da pré-candidatura comunista e disse se associar ao manifesto lido no evento. “Precisamos refundar nosso país”, defendeu. O ator Wagner Moura celebrou o lançamento do nome da comunista e declarou: “Ficaria muito feliz em viver num país governado por você”.

Lula foi representado pela sua filha, Lurian Cordeiro Lula da Silva, recebida aos gritos de “Lula Livre”. “Eles não conseguiram nos calar, nem apagar nossa alegria, nem destruir nossos sonhos. Temos a consciência de que há um crime político acontecendo neste país. Eles tentam calar um inocente de forma arbitrária. Esse golpe nem começou agora nem acaba agora”, disse Lurian.

Ela lembrou os diversos ataques à esquerda, a Lula e a sua família. “Nunca votei no meu pai porque ele era meu pai. Eu tinha certeza do agente de transformação que ele seria na vida de cada brasileiro. Quero dizer que não vamos dormir, nem nos calar, podem remover acampamento, que estaremos na luta com Lula”, afirmou, ressaltando a importância da resistência.

(*) Com informações do Portal Vermelho.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora