Últimas Notícias>Política
|
18 de abril de 2018
|
19:10

Jornalista denuncia ameaças por conta de comentário em rede social

Por
Sul 21
[email protected]
Jornalista denuncia ameaças por conta de comentário em rede social
Jornalista denuncia ameaças por conta de comentário em rede social
CCDH ouviu denúncias no período de assuntos gerais da reunião desta quarta-feira (18). (Foto: Guerreiro/Agência AL-RS)

Agência de Notícias AL-RS

O jornalista Roberto Carlos Dias, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, denunciou à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa as ameaças que vem sofrendo em decorrência de opiniões divulgadas em sua conta pessoal no Facebook. Ele participou hoje pela manhã (18) da reunião ordinária do órgão legislativo, que é presidido pelo deputado Jeferson Fernandes (PT).

Acompanhado pelo presidente do Sindjors, Milton Simas, e por outros membros da diretoria da entidade, Dias relatou as ameças e intimidações de que é alvo desde que publicou comentário na rede social com críticas ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL/RJ). O post dirigido aos moradores de Caxias do Sul, cidade onde o jornalista reside, dizia que “não adianta lamentar a morte de uma criança estuprada e defender o Bolsonaro, réu em dois processos por apologia ao estupro.”

Segundo Dias, o comentário gerou uma onda de agressões e intimidações no Facebook e em grupos de whatsapp, cujo teor foi ficando cada vez mais violento. “Vamos arrebentar este lixo. Vamos atirar com bala de sal para que o ferimento nunca cure. Vamos pegá-lo na rua” foram algumas das ameaças relatadas aos deputados. Ele contou ainda que foi intimidado por um taxista num restaurante em Caxias do Sul. As intimidações só teriam cessado porque o proprietário do restaurante pediu que o agressor se retirasse. “Vivo um exílio doméstico. Vou da casa para o trabalho e do trabalho para casa. Não posso mais circular livremente, pois não sei até que ponto essas pessoas podem ir. Os comentários fortes que fazem mostram que não têm limites”, desabafou.

A CCDH deverá acompanhar o caso. No dia 7 de maio, o deputado Pedro Ruas (PSOL) irá até Caxias do Sul para falar com o titular da Delegacia de Polícia onde o boletim de ocorrência foi registrado. Os deputados deverão procurar também o Ministério Público Estadual para que o órgão acompanhe as investigações. “Não estamos diante de um grupo de bate papo nas redes sociais, mas de uma rede que se organiza para ameaçar, intimidar e violar direitos. É preciso tornar estas pessoas visíveis, pois a experiência mostra que são valentes nas redes, mas, na frente do juiz, a conversa muda”, afirmou a deputada Manuela d´Ávila (PddoB), que defendeu o encaminhamento do caso para a Delegacia Especializada em Crimes Virtuais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora