Últimas Notícias>Política
|
13 de abril de 2018
|
18:48

Com decisão do TCE, todas as atividades das fundações devem ser retomadas, afirma Frente Jurídica

Por
Sul 21
[email protected]
Com decisão do TCE, todas as atividades das fundações devem ser retomadas, afirma Frente Jurídica
Com decisão do TCE, todas as atividades das fundações devem ser retomadas, afirma Frente Jurídica
Foto: Maia Rubim/Sul21

Da Redação

Na quinta-feira (12), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) Cezar Miola determinou a suspensão de todos os atos de extinção das fundações estaduais, incluindo demissões e transferências de funcionários e a desmobilização das estruturas administrativa e operacional das entidades. Nesta sexta, a Frente Jurídica em defesa das fundações emitiu nota em que afirma que, com base na decisão, todas as atividades e serviços devem ser retomados, incluindo da Fundação de Economia e Estatística (FEE), que foram encerradas por ato administrativo.

A decisão de Miola determina a paralisação do processo enquanto o governo de José Ivo Sartori (MDB) não presta esclarecimentos sobre como se dará a continuidade dos serviços realizados pelas fundações — FEE, FZB, Cientec, Fundação Piratini, Metroplan e FDRH.  O governo do Estado afirmou, ainda na quinta-feira, que irá recorrer da decisão, por intermédio da Procuradoria-Geral do Estado.

Confira a nota da Frente Jurídica na íntegra:

Há dois anos o Governo do Estado do Rio Grande do Sul informou a extinção de sete Fundações e a demissão de todos os seus empregados, alegando economia financeira e manutenção dos serviços à sociedade.

Naquela ocasião a Frente Jurídica comunicou que a alegada economia seria pífia e que o Governo não manteria os serviços. Alertou ainda para a Guerra Jurídica que seria travada em todas as instâncias do Judiciário.

As previsões foram confirmadas. A começar pelas liminares da Justiça do Trabalho, as proferidas pela Justiça Comum e, agora, pelo Tribunal de Contas do Estado.

Em particular, considerando esta decisão do TCE a Frente Jurídica orienta:

1. Devem ser retomadas as atividades e serviços de todas as Fundações, incluída aqui a FEE cujas atividades foram encerradas por ato administrativo;
2. Todas as realocações (incluídas as provisórias) estão suspensas, devendo ocorrer o retorno dos já transferidos;
3. As rescisões relacionados ao reforço de proventos ficam mantidas, pois não tem relação direta com a decisão.

A Frente Jurídica reitera sua permanente luta pelos direitos da sociedade e dos trabalhadores considerando que a ação do Governo foi meramente ideológica e desprovida de estudos e planejamento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora