Últimas Notícias > Política > Areazero
|
29 de março de 2018
|
12:05

PF prende José Yunes, amigo pessoal e ex-assessor de Temer

Por
Sul 21
[email protected]
José Yunes | Foto: Reprodução/TV Gazeta

Da Redação*

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (29) o advogado José Yunes, ex-assessor e amigo pessoal de Michel Temer. De acordo com a jornalista Andréia Sadi, o dono da Rodrimar, Antonio Grecco, e o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, também foram presos como parte da operação Skala.

A PF também esteve na casa de outro amigo íntimo de Temer, o ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo João Batista Lima.

A operação, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, faz parte da investigação que apura um suposto esquema de corrupção na edição do Decreto dos Portos, assinado em maio de 2017. Em 27 de fevereiro, Barroso autorizou a quebra do sigilo bancário de Michel Temer. Foi a primeira vez que um presidente no exercício de seu mandato teve a quebra de seu sigilo bancário autorizada por ordem da Justiça.

Yunes deixou o cargo de assessor especial da Presidência da República em dezembro de 2016. O pedido de demissão veio depois que ele foi apontado por Lúcio Funaro, delator da Operação Lava Jato, como um dos responsáveis por administrar propinas supostamente pagas a Michel Temer.

 

Em nota, o advogado de Yunes, José Luis Oliveira Lima, classificou a prisão de seu cliente como “inaceitável”. Segundo Lima, Yunes vinha colaborando com as investigações sobre a suspeita de que agentes públicos beneficiaram empresas do setor portuário com a publicação de uma medida provisória.

“É inaceitável a prisão de um advogado com mais de 50 anos de advocacia, que sempre que intimado ou mesmo espontaneamente compareceu a todos os atos para colaborar. Essa prisão ilegal é uma violência contra José Yunes e contra a cidadania”, afirma o advogado na nota.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), vários mandados de prisão temporária e de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela PF, a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

*Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora