Últimas Notícias > Política > Areazero
|
28 de março de 2018
|
11:28

Dilma: ‘Não estamos mais na ditadura, quando a eliminação de adversários políticos era uma constante’

Por
Sul 21
[email protected]
Dilma: ‘Não estamos mais na ditadura, quando a eliminação de adversários políticos era uma constante’
Dilma: ‘Não estamos mais na ditadura, quando a eliminação de adversários políticos era uma constante’
Dilma falou sobre o ataque a tiros ao ônibus da caravana de Lula | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação*

A ex-presidenta Dilma Rousseff emitiu nota na noite de terça-feira (27) sobre o ataque a ônibus da caravana de Lula no Paraná. Veículo foi atingido por tiros no caminho entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. Não houve feridos.

“Não estamos mais nos anos 50 do século passado, ou na ditadura militar, quando a eliminação física de adversários políticos era uma constante no Brasil e na América Latina. Essa prática não pode ser tolerada”, afirma Dilma na nota.

Ainda na terça-feira,  e comício em Laranjeiras do Sul, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), disse que foram dois tiros: um na lataria, e outro no vidro. “Querem matar o ex-presidente Lula”, afirmou.  A senadora reiterou que a “caravana é da paz, é democrática”, ao lembrar que quando terminou o seu segundo mandato, Lula tinha 87% de aprovação da população e não precisaria se deslocar pelo país se não tivesse uma ligação forte com o povo.

Nesta quarta (28), o coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia entregará ao Ministério Público do Paraná uma notícia-crime elaborada a partir de material com denúncias enviadas ao Coletivo. Trata-se de vídeos com cenas de apedrejamento, fogo e obstrução nas estradas para impedir a passagem da caravana, fotos de postagens com ameaças de morte a Lula, crimes de lesões corporais contra militantes, cerceamento do direito de ir e vir de Lula e de militantes, injúrias e postagens criminosas em grupos de WhatsApp. Será requerida ao MP a identificação dos sujeitos através dos seus números de telefones, ali informados.

Confira a nota na íntegra

O atentado ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 27 de março, contra um ex-presidente da República do país é grave e ocorre num momento difícil para o Brasil.

A tentativa de intimidar o presidente Lula e a Caravana Lula pelo Brasil, com tiros e agressões, é inaceitável.

Não estamos mais nos anos 50 do século passado, ou na ditadura militar, quando a eliminação física de adversários políticos era uma constante no Brasil e na América Latina. Essa prática não pode ser tolerada.

Tais ataques não vão intimidar democratas e militantes políticos.

O fascismo é intolerável e será denunciado por todos nós, que acreditamos na justiça social e na política como instrumento de transformação da realidade.

Toda solidariedade a Lula e aos integrantes da Caravana que estão sendo agredidos.

Estaremos denunciando em todos os cantos do Brasil e do mundo essa tentativa torpe de calar a todos os que se opõem ao arbítrio e ao Estado de Exceção no Brasil.

Dilma Rousseff

*Com informações da RBA


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora