Últimas Notícias>Política
|
18 de fevereiro de 2018
|
00:07

Marina Silva lança nota de apoio à intervenção militar no RJ

Por
Sul 21
[email protected]

Milton Ribeiro

Foto: ABr

Em nota divulgada nas redes sociais e que não comenta sobre as raízes reais do problema e suas possíveis soluções como, por exemplo, a descriminalização do consumo de drogas, medida que poderia entrar em pauta nacional agora, no momento da intervenção, Marina deu sua opinião.

Ela fala da “incapacidade” do governo estadual de “enfrentar” as milícias, como se milícias e aparato estatal fossem duas entidades completamente separadas, que não se comunicam. Ao final, a nota diz que “espera” que a intervenção tenha sido “precedida do mais responsável planejamento” — coisa que se sabe não ter sido o caso.

Eis a íntegra:

“O decreto de intervenção do presidente Michel Temer é uma medida extrema para lidar com a situação grave de segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

A incapacidade do governo estadual do Rio de enfrentar as milícias, o crime organizado e a escalada da violência, que tem ceifado e ameaçado a vida da população, é uma realidade que também aflige outras regiões do país.

A crise política e administrativa no estado agrava ainda mais a situação.

Essa medida imediata de intervenção reflete também a inação de sucessivos governos federais que negligenciaram a pauta da segurança pública deixando apenas para os estados a responsabilidade de enfrentar um problema complexo, que deveria ser tratado de maneira nacionalizada e integrada entre os entes federativos para promover ações mais efetivas e duradouras.

No âmbito de uma federação democrática, a medida mais traumática é a intervenção federal. Só espero que esta tenha sido precedida do mais responsável planejamento, para que a respectiva execução, de fato, traga a devida proteção e amparo à sofrida população do Rio, em lugar de aumentar suas agruras.”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora