Últimas Notícias>Política
|
21 de novembro de 2017
|
11:15

Cpers bloqueia entradas da Assembleia contra ajuste fiscal e por mesa de negociação

Por
Sul 21
[email protected]
Professores apresentaram ao presidente da Assembleia, Edegar Pretto, exigências para desbloquear entradas do prédio. (Foto: CPERS/Divulgação)

Da Redação

Professores e professoras do Cpers Sindicato bloquearam, no início da manhã desta terça-feira (21), todas as entradas do prédio da Assembleia Legislativa com o objetivo de pressionar os deputados a não votar o PL do Ajuste Fiscal, que deve ser enviado pelo governo José Ivo Sartori (PMDB) ao Legislativo. Caso aprovado, o PL provocará, entre outras consequências, o congelamento dos salários dos professores, diz o sindicato, Além disso, o CPpers reivindica que o governo receba o Comando de Greve para retomar as negociações com a categoria.

Por volta das 8h30, a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, iniciou uma conversa com o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), e apresentou as exigências da categoria para desbloquear as portas do prédio. Os professores querem que os deputados pressionem o governo para a instalação de uma mesa de negociação permanente com a categoria. Edegar Pretto propôs ao Cpers a liberação do acesso dele e dos líderes de cada bancada para que eles possam se reunir com o objetivo de ajudar na negociação com o Palácio Piratini. Os parlamentares seguem negociando com os professores na Praça da Matriz.

Por volta das 10h30, o deputado Marcel Van Hattem (PP) tentou furar o bloqueio, mas foi impedido pelos professores. Segundo Helenir Aguiar Schürer, o deputado teve uma atitude desrespeitosa com os professores que estavam no local e, em função disso, o Comando de Greve decidiu manter o bloqueio para todos os parlamentares. Em pronunciamento em frente ao Palácio Piratini, a presidente do Cpers atribuiu à atitude do deputado a responsabilidade por essa decisão (ver vídeos abaixo).

Atualizada às 10h42min.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora