Últimas Notícias > Política > Areazero
|
12 de agosto de 2017
|
11:18

Fim dos concursos? Caixa muda regra para permitir terceirização de bancários

Por
Sul 21
[email protected]
Possibilidade de terceirização em todas as atividades da Caixa acende o alerta nos bancários. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

A recente alteração de uma normativa interna da Caixa Econômica Federal permitindo a contratação de bancários temporários pode significar o fim dos concursos para o preenchimento de vagas no banco, de acordo com avaliação de representantes do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul (SindBancários). Mesmo com a negativa do banco de que vá contratar terceirizados, os trabalhadores acreditam que a alteração na normativa é um sinal de que o banco não fará mais concursos públicos.

Leia mais:
Três dias depois da sanção da reforma trabalhista, Bradesco e Caixa abrem planos de demissão voluntária

“Nossa grande preocupação, além da questão dos trabalhadores, é com o atendimento ao cliente. O problema é que os terceirizados têm alta rotatividade já que se trata de um trabalho precarizado e não criam vínculo com o cliente”, avalia a diretora de formação do SindBancários Virginia Faria. Segundo ela, a alteração promovida pela Caixa na normativa interna também está causando insegurança nos funcionários concursados, que temem ser substituídos por terceirizados.

Virginia lembra que a Caixa já utiliza serviços de terceirizados, mas para atividades meio como vigilância e limpeza, e a alteração recente permite a terceirização em todas as atividades, inclusive no atendimento ao público. A Caixa foi o primeiro banco a promover essa modificação após a aprovação da Lei da Terceirização no Congresso, antes mesmo dos bancos privados.

O banco nega que vá usar a normativa para contratação de terceirizados. (Foto: Arquivo/EBC)

Este ano a Caixa lançou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que teve adesão de mais de 4 mil funcionários e, segundo Virginia, não está havendo reposição dos postos de trabalho. “As pessoas que saem levam a vaga junto”, argumenta. Ela agrega que do último concurso público realizado pelo banco, “pouca gente foi chamada”.

Para a diretora de formação do SindBancários a alegação da Caixa de que não pretende usar a norma que permite a contratação de terceirizados não convence. “Com certeza é uma ameaça aos concursos”, afirma. “Entendemos que toda essa politica está fragilizando o banco para depois entregar para o mercado”, critica.

Os bancários preparam uma mobilização nacional na próxima terça-feira, 15 de agosto, contra o desmonte da Caixa. Em Porto Alegre eles vão se reunir em frente à Superintendência do banco, na Praça da Alfândega, a partir das 13h. A ideia, segundo Virginia, é conquistar o apoio da população explicando que o desmonte prejudicaria não só os trabalhadores da Caixa. “Desmontar a Caixa vai prejudicar a casa própria, a universidade do filho. Queremos mostrar que se mexer com a Caixa mexe com a vida das pessoas”, argumenta.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora