Últimas Notícias>Política
|
10 de outubro de 2016
|
22:29

Jean Wyllys: ‘PEC 241 retira direitos de pobres para garantir privilégios de ricos’

Por
Sul 21
[email protected]
Jean Wyllys: ‘PEC 241 retira direitos de pobres para garantir privilégios de ricos’
Jean Wyllys: ‘PEC 241 retira direitos de pobres para garantir privilégios de ricos’
Jean: 'Governo golpista está afetando nossos direitos com essa tenebrosa transação' | Foto: Arquivo/EBC
Jean: ‘Governo golpista está afetando nossos direitos com essa tenebrosa transação’ | Foto: Arquivo/EBC

Da RBA

“O governo Michel Temer (PMDB) mente descaradamente. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 quer passar os custos da crise para os pobres. Para que os ricos continuem com iate e jatinho, sendo que os pobres vão perder direitos à saúde e educação”, afirmou hoje (10) o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) sobre a PEC de autoria do Planalto que passa neste momento por discussão no plenário da Câmara. “O governo golpista está afetando nossos direitos com essa tenebrosa transação.”

O texto congela por 20 anos os gastos públicos, em setores básicos como saúde e educação, ao teto da inflação do ano anterior. “Essa PEC pretende fazer uma revisão geral das prioridades orçamentárias da União. Isso significa que vamos deixar de priorizar investimentos em saúde e educação para priorizar o pagamento da dívida pública. Ou seja, vamos tirar o dinheiro de quem precisa para dar dinheiro para banqueiros, para as pessoas mais ricas do país”, disse o deputado.

“É fundamental que a sociedade se engaje neste debate. O governo Temer, que deu um jantar caríssimo para deputados e suas mulheres para convencê-los a votar a PEC, tem pressa e está votando às vésperas de um feriado (…) Junto da proposta também vem a sinalização de colocar como idade mínima para aposentadoria 65 anos para homens e mulheres. É um absurdo. A PEC vai afetar também a previdência, a assistência social e os mecanismos de transferência de renda”, acrescentou Wyllys.

Para ele, a mídia tradicional também participa desta articulação para aprovar uma proposta que “retira direitos de pobres para garantir privilégios de ricos”. “É importante notar as principais manchetes do país que estão apoiando a PEC. O caso mais escandaloso de hoje é o jornal O Globo, que diz que é importante essa aprovação para um ajuste nas contas públicas, e diz que ‘economistas’ alertam que se a PEC não for aprovada isso é um risco para o país.”

Entretanto, o deputado alerta para a parcialidade da argumentação: “Quem são estes economistas? O Globoouviu apenas os economistas que interessam para eles, para o governo Temer e para os mais ricos do país. Óbvio que vários economistas têm visões contrárias e dizem que a PEC vai agravar a pobreza no país. A GloboNews, que está cobrindo a votação da PEC, não escuta ninguém contrário. Só escutam palpiteiros favoráveis ao governo Temer.”

Assista:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora