Últimas Notícias>Política
|
12 de setembro de 2016
|
18:14

Repressão tende a aumentar pois golpistas não suportam ter sua natureza revelada, diz Dilma

Por
Sul 21
[email protected]
Dilma afirma que nunca reprimiu protestos contra ela porque 'são parte da política e da democracia'. LULA MARQUES/AGPT
Dilma afirma que nunca reprimiu protestos contra ela porque ‘são parte da política e da democracia’. LULA MARQUES/AGPT

Da RBA

Para a presidenta deposta Dilma Rousseff, a repressão violenta contra os manifestantes que pedem pela saída de Michel Temer e por eleições Diretas já tende a aumentar “porque os que tomaram o poder ilegalmente não suportam que sua verdadeira natureza golpista seja revelada aos olhos do Brasil e do mundo.” A declaração foi dada à revista mexicana Proceso publicada neste mês.

Na entrevista, Dilma volta a classificar o governo atual como “ilegítimo, golpista e usurpador”, e diz que a repressão visa a sufocar “revolta popular” de parte da população que contesta a legalidade do processo de impeachment.

A publicação mexicana anota que tais advertências de Dilma surgem em contexto de crescentes manifestações contra o governo Michel Temer, e cita, em especial, os protestos que tomaram todas as capitais do país, no último feriado da Independência (7), em que milhares marcharam entoando o mesmo grito: “Fora, Temer”.

A reportagem também ressalta que as manifestações impõem desafio a Temer que, em sua primeira reunião ministerial, declarou: “Não vou permitir que me chamem de golpista”. “Desde então, a polícia tem reprimido com violência os protestos, sobretudo os que estão sendo realizados na cidade de São Paulo”, frisa a revista.

“Quando eu era presidenta, houve centenas de manifestações contra mim, mas jamais reprimi essas marchas, porque não me incomodavam. São parte da política e da democracia”, afirmou Dilma.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora