Últimas Notícias>Política
|
22 de setembro de 2015
|
22:16

Moro condena o ex-deputado André Vargas a 14 anos de prisão

Por
Sul 21
[email protected]

Do Brasil247

O ex-deputado André Vargas, eleito pelo PT do Paraná e que foi vice-presidente da Câmara dos Deputados, foi condenado, nesta tarde, a 14 anos e quatro meses de prisão pelo juiz Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato. Moro o considerou culpado de desvios em recursos de publicidade.

Na sentença, Moro fez referência a um gesto de Vargas contra o ex-ministro Joaquim Barbosa, durante o julgamento da Ação Penal 470.

“O parlamentar, como outros e talvez até mais do que outros, tem plena liberdade de manifestação”, escreveu Moro. “Protestar contra o julgamento do Plenário do Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470 é algo, portanto, que pode e poderia ter sido feito por ele ou por qualquer um, muito embora aquela Suprema Corte tenha agido com o costumeiro acerto. Entretanto, retrospectivamente, constata-se que o condenado, ao tempo do gesto, recebia concomitantemente propina em contratos públicos”, prosseguiu.

Segundo o juiz Vargas teria uma “personalidade não só permeável ao crime, mas também desrespeitosa às instituições da Justiça”.

Também foram condenados o publicitário Ricardo Hoffmann 12 anos e dez meses – e o irmão do ex-deputado, Leon Denis Vargas Ilário, 11 anos e quaro meses.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora