Últimas Notícias>Política
|
17 de agosto de 2015
|
14:25

Delator do Swissleaks falará à CPI do HSBC

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Brasil 247
Foto: Brasil 247

Do Brasil 247

Especialista em sistemas de computador e ex-funcionário do HSBC em Genebra, Hervé Falciani prestará depoimento à CPI do HSBC, que corre no Senado, na próxima quinta-feira 20, às 10h. Os questionamentos serão feitos por meio de teleconferência.

Ele é responsável por entregar aos serviços de informação franceses e à Justiça francesa, em 2009, uma lista de 106 mil contas secretas de cidadãos de diversos países, que representavam um total de 180 bilhões de euros, caso que ficou conhecido como SwissLeaks.

A intenção inicial era enviar à França uma missão composta por senadores para conversar pessoalmente com o ex-funcionário do HSBC em Genebra, representantes do Ministério Público francês e jornalistas do Le Monde, primeiro jornal a ter acesso à lista dos correntistas do banco. A ideia foi apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), mas a maior parte dos senadores considerou que a visita não traria novas informações para as investigações.

Entre outras informações, a CPI apura a origem de US$ 7 bilhões depositados em 5.549 contas suspeitas de 8.667 mil brasileiros flagrados com depósitos não declarados na agência suíça do HSBC em Genebra.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora