Últimas Notícias>Política
|
17 de dezembro de 2014
|
01:10

Prefeitura de Taquari derruba estátua de Costa e Silva depois do relatório da Comissão da Verdade

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitura de Taquari derruba estátua de Costa e Silva depois do relatório da Comissão da Verdade
Prefeitura de Taquari derruba estátua de Costa e Silva depois do relatório da Comissão da Verdade

Da Redação*

Um monumento localizado no centro de Taquari, município a 96 quilômetros de Porto Alegre, em homenagem ao ex-presidente Arthur da Costa e Silva, natural da cidade, foi derrubado na tarde desta terça-feira (16). Segundo informações do jornal O Informativo do Vale do Taquari, o busto ficava junto à Lagoa Armênia, ponto de shows e encontros culturais do município, além de espaço de lazer.

A iniciativa, segundo o jornal,  foi tomada pela Prefeitura, motivada pelas conclusões do relatório da Comissão da Verdade, que apontou o ex-presidente Costa e Silva como culpado por 31 crimes durante seu mandato, o segundo após o golpe militar de 1964. Costa e Silva foi nomeado presidente em 1967, ficando neste cargo até 1969. Seu governo iniciou dura repressão contra os movimentos de resistência à ditadura militar, com a instituição do AI-5, em 13 de dezembro de 1968, que cerceou direitos políticos, deu ao presidente o poder de fechar o Congresso Nacional e institucionalizou a perseguição a políticos, militantes de partidos políticos e ativistas de várias organizações. Um derrame cerebral o retirou do poder em 1969, sendo substituído por uma Junta Governativa Provisória, que em seguida daria lugar ao governo de Emílio Garrastazu Médici.

Na argumentação do prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), a derrubada justifica-se pelas conclusões obtidas pela Comissão Nacional da Verdade. A estátua em bronze, segundo o prefeito, será levada para a Casa Costa e Silva, um museu em homenagem ao ex-presidente.  Neste espaço Maneco pretende colocar uma cópia do relatório da CNV.

A Prefeitura divulgou nota oficial, que segue:

NOTA OFICIAL

Em face da polêmica gerada pela retirada do busto existente junto à Lagoa Armênia, na cidade de Taquari – RS, a Prefeitura Municipal de Taquari informa que:

1. O busto em questão foi instalado no ano de 1976, em homenagem a Arthur da Costa e Silva, porque “nesta Lagoa Armênia, na infância, organizou seu primeiro pelotão de meninos. Em hora difícil, presidente da República, comandou com altruísmo o Brasil e o povo Brasileiro.”

2. Com a divulgação do Relatório da Comissão Nacional da Verdade, restaram comprovadas as atrocidades cometidas no período da ditadura militar, especialmente naquele período conduzido por Costa e Silva.

3. Portanto, a administração municipal de Taquari entendeu que não havia razão para manter uma homenagem no maior ponto turístico da cidade, espaço de demonstrações culturais, justamente a quem promoveu um período nebuloso na história do país. Cidadãos de Taquari, inclusive, sofreram as mazelas daquele período.

4. O busto, portanto, foi retirado e já está junto ao Museu Costa e Silva, existente no município e mantido pela Prefeitura Municipal. Junto com ele, também estará à disposição uma cópia do relatório da Comissão Nacional da Verdade, para que a história seja conhecida na totalidade em que foi possível escrevê-la.

5. A Lagoa Armênia continuará sendo, e cada vez mais será, um espaço para a livre manifestação cultural no município de Taquari.

Confira:

* Com informações do jornal O Informativo do Vale


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora