Últimas Notícias>Política
|
7 de novembro de 2014
|
11:52

STF diz que não há elementos para incluir Bohn Gass na investigação sobre Pronaf

Por
Sul 21
[email protected]
STF diz que não há elementos para incluir Bohn Gass na investigação sobre Pronaf
STF diz que não há elementos para incluir Bohn Gass na investigação sobre Pronaf
elvino bohn gass
Deputado Elvino Bohn Gass (PT) (Walter Fagundes/Ag. AL)

Da Redação*

Em decisão tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, o deputado Elvino Bohn Gass (PT/RS) não faz mais parte da lista de investigados do inquérito que apura a suposta fraude do Pronaf no município de Santa Cruz do Sul.

O ministro acolheu o pedido do Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que após analisar todos os documentos enviados pela Polícia Federal e tomar conhecimento dos vazamentos ocorridos durante o período de investigação, entendeu que não havia razão para que se investigasse o parlamentar e decidiu pela retirada do nome de Bohn Gass do inquérito. Em sua decisão, Zavaski afirmou: “Não existem elementos seguros nos autos que pudessem apontar a ligação do congressista com o esquema de desvio de recursos do Pronaf investigado”.

A suposta fraude veio à tona na véspera do primeiro turno das eleições, prejudicando a operação que seria deflagrada pela Polícia Federal. Já na véspera do segundo turno, vazaram as interceptações telefônicas feitas sobre o caso pela Polícia Federal com autorização da Justiça. A divulgação das informações, inclusive com os detalhes da operação, motivou uma investigação por um grupo de procuradores sobre vazamento.

O suposto esquema, conforme as informações vazadas, envolvia a Associação Santa-Cruzense dos Agricultores Camponeses (Aspac), ligada ao Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), que pedia aos filiados que assinassem procurações em branco, com o argumento de que solicitaria os empréstimos. Depois de liberados os financiamentos, os recursos paravam nas contas da Aspac, que, de acordo com o conteúdo vazado, dizia para os agricultores que o empréstimo não teria sido concedido. No entanto, parte do dinheiro seria repassada para contas particulares de dirigentes da Aspac. Já o MPA, à época da divulgação das denúncias negou, por meio de nota, qualquer tipo de regularidade ou desvio de crédito do Pronaf. Também informou que assim que tomou conhecimento sobre problemas envolvendo Aspac, o MPA a impediu de continuar acessando financiamentos para agricultores vinculados ao movimento.

Sem elementos

Para o deputado federal, “fez-se justiça. Se houvesse convicção e elementos concretos a me incriminar, tenho certeza de que tanto o ministro quanto o procurador não teriam se manifestado dessa forma. Ao contrário, muito provavelmente insistiriam na apuração. A simples suposição de que eu pudesse ter prejudicado agricultores foi a maior injustiça de que já fui vítima na vida. Passei 40 anos fazendo justamente o contrário, ou seja, defendendo os colonos. Não era suportável que esta situação se mantivesse.”

Bohn Gass, que já havia colocado à disposição da Justiça os seus sigilos bancário, telefônico e fisca, afirmou que buscará todas as reparações possíveis a sua imagem, “tenham sido provocadas por autoridades, por profissionais de imprensa ou até em redes sociais”.

Sobre a continuidade da investigação, o deputado reitera que se houver prova de desvios de recursos no Pronaf, espera que os responsáveis sejam severamente punidos. “Ajudei a conceber e a qualificar este programa que, pela sua magnitude e importância, não pode se prestar a irregularidades”.

O deputado já havia orientado seus advogados a interpelarem judicialmente os terceiros que, durante a investigação, citaram seu nome como possível beneficiário da suposta fraude. “Queria saber de onde tiraram isso. Por que isso não existe, nunca existiu. E a única vez que eu apareço, de fato, é numa conversa sem códigos e sem falas cifradas, ou seja, num telefonema que realmente existiu e onde eu não tento esconder nada. Por que não havia nada a esconder. É uma fala transparente que, aliás, reflete a minha história de agricultor, dirigente sindical e parlamentar que ao longo de 40 anos de militância, faz a defesa da agricultura familiar.”

*Com informações do PTSul


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora