Últimas Notícias>Política
|
5 de abril de 2014
|
22:51

PT e PP polarizam eleições para governador no Rio Grande do Sul

Por
Sul 21
[email protected]
PT e PP polarizam eleições para governador no Rio Grande do Sul
PT e PP polarizam eleições para governador no Rio Grande do Sul
Tarso e Ana Amélia lideram a disputa ao governo / Caco Argemi/Palácio Piratini
Tarso e Ana Amélia lideram a disputa ao governo / Caco Argemi/Palácio Piratini

Da Redação

Pesquisa Ibope, divulgada neste sábado, mostra que as eleições 2014 para o governo do Estado, no Rio Grande do Sul, estão polarizadas. Os dois principais candidatos são o governador Tarso Genro (PT) e a candidata do Partido Progressista, Ana Amélia Lemos. De acordo com a consulta, o interesse dos gaúchos pelo pleito é pequeno. Os índices são de 37% para pouco interesse, 26% para interesse médio, 22% para nenhum interesse e 13% para muito interesse. Dois por cento, não souberam ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A consulta, realizada entre os dias 27 e 31 de março, mostra Ana Amélia (PP) com 38% das intenções de voto e Tarso Genro, com 31%. Em terceiro lugar está José Ivo Sartori (PMDB), com 5%, seguido de Vieira da Cunha (PDT) com 3%, Roberto Robaina (PSOL), com 1%. José Cairoli (PSD) e Vicente Bogo (PSDB) não pontuaram.

Na pesquisa estimulada para o segundo turno, foram apresentados seis cenários aos 812 entrevistados. Tarso Genro venceria José Ivo Sartori (PMDB), por 45% a 21%, e Vieira da Cunha (PDT), por 44% a 18%. Se as eleições fossem hoje, a senadora Ana Amélia venceria o governador por 48% a 34%.

A pesquisa também avaliou o grau de rejeição dos candidatos. Entre os entrevistados, 26% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Tarso Genro; 13%, em Roberto Robaina; 12%, em Vicente Bogo; 12%, em Vieira da Cunha; 10%, em Ana Amélia; 9% em José Ivo Sartori, e 7%, em José Cairoli. Não sabe/não respondeu somou 17% e poderia votar em todos, 20%.

Disputa para o senado

A eleição para o Senado, segundo o Ibope, tem na liderança o candidato do PDT, Lasier Martins. Dos cinco cenários apresentados aos entrevistados, em apenas um ele não tem mais do que 40% da preferência dos votos: naquele em que o senador Pedro Simon é apresentado como candidato do PMDB. Nesse caso, a vitória de Lasier se daria por 38% a 18%.

Quanto ao índice de rejeição

O Ibope ainda perguntou aos eleitores em qual candidato entre os apresentados para o Senado, eles não votariam de jeito nenhum. Emília Fernandes (PTB) lidera a rejeição, com 14%, seguida por Ibsen Pinheiro (PMDB), José Fogaça (PMDB), Pedro Simom (PMDB) e Julio Flores (PSTU), com 11%, Beto Albuquerque (PSB), Germano Rigotto (PMDB) e Lasier Martins (PDT), com 10%, Germano Bonow (DEM), com 8%. À afirmação “poderia votar em todos” responderam 20%. Não sabe/não respondeu, 16%.

Avaliação do governo Tarso

Dos entrevistados pelo Ibope, 29% consideram a gestão de Tarso Genro boa ou ótima, sendo que 25% a consideram ruim ou péssima. A administração do petista é aprovada por 47% dos eleitores e desaprovadas por 45%. Oito por cento não sabem ou não responderam.

A nota média dada pelos entrevistados ao governo Tarso é 5,1, sendo que 48% responderam que não confiam no governador contra 43% que confiam. Sobre o futuro do Estado, 2% se dizem muito otimista, 49%, otimistas, 29%, nem otimista nem pessimista, 15%, pessimista, 2%, muito pessimista e 4% não souberam ou não responderam.

Com informações do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora