Últimas Notícias>Política
|
6 de setembro de 2010
|
02:29

Tarso abre 18 pontos e pode vencer no primeiro turno, diz Ibope

Por
Sul 21
[email protected]

Igor Natusch

Pesquisa do Ibope divulgada hoje (4) mostra Tarso Genro (PT) ampliando sua vantagem para José Fogaça (PMDB) na corrida pelo Piratini. Segundo a pesquisa, Tarso está com 41% das intenções de voto, contra 23% do candidato peemedebista, uma vantagem de 18 pontos percentuais. Yeda Crusius (PSDB), que concorre à reeleição, está com 13%. De acordo com esses dados, Tarso estaria ganhando a eleição no primeiro turno.

Pedro Ruas (PSOL) tem 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não chegam a um ponto percentual, segundo a pesquisa. Brancos e nulos chegam a 5%, enquanto 16% dos entrevistados declararam-se indecisos para a eleição estadual.

Os números do Ibope mostram um aumento de doze pontos percentuais na vantagem de Tarso para Fogaça. Enquanto o petista subiu quatro pontos (tinha 37% e agora tem 41%), o peemedebista caiu oito pontos (tinha 31%, agora tem 23%). Levando em conta apenas os votos válidos, sem contar brancos, nulos e indecisos, Tarso Genro alcança 52% das intenções de voto, vencendo a eleição no primeiro turno.

Yeda Crusius (PSDB) cresceu dois pontos percentuais (de 11% para 13%), mas segue sendo a candidata com o maior índice de rejeição: 33% dos entrevistados afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Para 11% dos entrevistados, Tarso Genro é o candidato em que não votariam jamais, enquanto 6% dizem que nunca dariam seu voto a José Fogaça.

Em um eventual segundo turno, Tarso Genro venceria tanto Fogaça quanto Yeda, segundo o Ibope. Contra o peemedebista, Tarso venceria por 48% a 34%, com 12% de indecisos e 6% de eleitores dispostos a anular o voto nessa circunstância. Já contra Yeda, a vantagem do petista seria mais ampla: Tarso faria 55%, contra 20% da tucana. Nesse caso, 14% dos eleitores anularia o voto e outros 14% ainda não decidiram o que fazer.

Maioria espera que Tarso vença

A expectativa de vitória de Tarso Genro também é superior a de seus adversários. Para 44% dos entrevistados, o petista ganhará as eleições. Outros 20% dizem acreditar que Fogaça será eleito governador, enquanto 10% esperam que Yeda Crusius seja reeleita.

De acordo com os dados da pesquisa do Ibope, a propaganda eleitoral gratuita parece ter prejudicado a candidatura de Fogaça. Para 26% dos entrevistados, o programa da coligação de Tarso é o melhor, enquanto apenas 12% dizem preferir o programa do peemedebista. Yeda Crusius teria o melhor programa na opinião de 9% dos entrevistados, enquanto 5% disseram não gostar de nenhum dos programas que assistiu.

Dilma segue na frente no RS

O Ibope mediu também a temperatura do eleitorado gaúcho no que se refere à campanha presidencial. Se o levantamento anterior, do início de agosto, dava um empate técnico entre Dilma Rousseff (PT, 42%) e José Serra (PSDB, 40%), agora a vantagem da petista é mais acentuada: 44% dos entrevistados disseram que votarão em Dilma, enquanto 37% dos gaúchos estariam dispostos a dar seu voto para Serra. Marina Silva (PV) tem 6% das intenções de votos dos gaúchos, enquanto os demais candidatos não alcançam 1%. Para 3% dos consultados a melhor opção é anular o voto, enquanto 9% se dizem indecisos.

Caso ocorra segundo turno, 46% dos votantes deve optar por Dilma Rousseff, segundo o Ibope. José Serra teria 41% dos votos nessa circunstância. A vantagem da petista se mantém na avaliação da propaganda eleitoral: 38% dos entrevistados dizem preferir o horário político de Dilma, enquanto 21% gostam mais da propaganda tucana e 3% diz que Marina tem a melhor propaganda eleitoral.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora