Últimas Notícias>Política
|
6 de setembro de 2010
|
21:23

Sargento acessou informações sobre filhos da deputada Stela Farias

Por
Sul 21
[email protected]

Felipe Prestes

O sargento da BM César Rodrigues de Carvalho acessou informações sobre os filhos da deputada estadual Stela Farias (PT). A parlamentar revelou a informação em entrevista coletiva concedida na tarde desta segunda-feira (6/9). A petista foi alertada sobre o fato pelo promotor criminal Amilcar Macedo, que investiga o caso do sargento, em conversa por telefone, na manhã desta segunda. Depois de receber a notícia, Farias reuniu-se com lideranças do PT que a aconselharam a convocar a imprensa, como forma de proteção. “Estou publicizando os fatos por medida de segurança”, afirmou a deputada.

Stela Farias possui dois filhos (de 24 e 8 anos) e uma filha, de 26 anos. Entre outras informações, o sargento acessou fotos dos três. “Chamou muita atenção do promotor as fotografias. Isso transcende a esfera política”, declarou a deputada. A parlamentar garante que vai tomar as medidas judiciais cabíveis, mas que foi aconselhada pelo promotor Amilcar Macedo a esperar o desenrolar das investigações para fazer isso. Macedo teria dado este conselho por acreditar que existem mandantes por trás das ações do sargento. Stela Farias afirmou ainda que iria procurar o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), para que a Casa analise que medidas podem ser tomadas, o que fez ainda na tarde de segunda-feira (6/9).

Cherini encaminhou a questão ao procurador-geral da AL, Miguel Juchen, que dirá quais providências podem ser tomadas. “Não temos um expediente para seguir no momento, porque é a primeira vez que acontece algo assim. O que podemos fazer agora é lamentar”, disse. O presidente da Assembleia adota discurso cauteloso sobre o caso. “Uma coisa é olhar dados, outra coisa é usar para prejudicar alguém. Tem muita fumaça, precisamos saber se tem fogo. Temos que ver qual o objetivo de quem acessava as informações”, disse. Cherini também afirmou que é preciso cuidar do caso com “serenidade”, sem muito “alarde”, devido à proximidade das eleições.

Invasão de privacidade e ameaças

A deputada lembrou que já teve seus telefones grampeados e o coordenador da bancada do PT na Assembleia recebeu ameaças. Em junho de 2009, quando exercia a presidência da CPI da Corrupção, a deputada Stela Farias foi informada por comunicados anônimos, via e-mail e telefonema, de que seus telefones estavam sendo grampeadas. No dia 18 de junho daquele ano, a parlamentar tornou pública em plenário a denúncia.

Stela Farias contou que, na mesma época, o coordenador da bancada do PT na Assembleia Legislativa, João Victor Oliveira, foi ameaçado pessoalmente por alguém cujo nome preferiu não revelar. “Disseram para ele ficar quieto, porque estava incomodando demais”, relatou a deputada.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora