Últimas Notícias>Política
|
10 de setembro de 2010
|
21:18

Região Metropolitana se mobiliza para consolidar o projeto de Tarso no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Região Metropolitana se mobiliza para consolidar o projeto de Tarso no RS
Região Metropolitana se mobiliza para consolidar o projeto de Tarso no RS
Bruno Alencastro/Sul21
Tarso fala sobre seu programa aos prefeitos da "linha do trensurb" | Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Rachel Duarte

A hora do almoço desta sexta-feira (10) serviu para a coligação Unidade Popular pelo Rio Grande, do ex-ministro Tarso Genro (PT), apresentar aos municípios de Grande Porto Alegre, compreendidos entre Canoas e Novo Hamburgo, o Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana. O ato reuniu centenas de lideranças, deputados, militantes e comunidade em geral na Sociedade Ginástica de São Leopoldo. Outro objetivo foi unir forças com os prefeitos do PT que comandam esta parte do Estado, na consolidação do projeto de Tarso.

O ex-governador Olívio Dutra apresentou o caderno com as propostas elaboradas pela coordenação da campanha de Tarso. Olívio foi escolhido porque conhece intimamente a realidade dos municípios, uma vez que foi ministro das Cidades do governo Lula. O material foi entregue na entrada do evento e contém projetos para todas as áreas: Inclusão e Cidadania, Mobilidade e Transporte e Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

“Temos que desenvolver a relação governo federal, estado e municípios, mas respeitando a realidade da Região Metropolitana. Precisamos articular as cidades de uma mesma região, que tem problemas sérios e em comum, de forma conjunta”, explicou Olívio. E exemplificou essas situações com o transporte de cargas perigosas e a mobilidade urbana, que são alguns dos principais transtornos para as cidades da chamada “linha do Trensurb”.

Para Jairo Jorge, prefeito de Canoas, município que mais sofre com o transporte na BR-116, o trabalho já realizado nos municípios para mudar as realidades locais, vai contribuir para eleger Tarso. “As forças que integram a Unidade Popular tem presença forte na região metropolitana. Os prefeitos tem experiência e estão modernizando a gestão publica, com ações transformadoras e esta força é um passo importante para chegarmos ao Palácio Piratini”, avaliou.

O candidato Tarso Genro afirmou que a sua candidatura representa a continuidade do trabalho consolidado nos municípios com gestão do PT, no governo Lula e “no projeto do ex-governador Olívio Dutra, interrompido no Rio Grande do Sul”. E complementou: “sobre estas experiências de governo sociais e democráticas, podemos renovar o projeto já criado na nossa história e colocar o RS no mesmo patamar político e econômico do Brasil”.

Sobre as necessidades da Região Metropolitana, Tarso demonstrou conhecimento e salientou que as medidas certas são as que atendem as classes de baixa renda. “Precisamos mudar este modelo que atende os mais ricos e exclui os mais pobres. E agora temos uma oportunidade política importante para mudarmos isto, com um bloco social e político amplo”, argumentou.

Arquipélago de Porto Alegre

Para a representante da região das Ilhas de Porto Alegre (Flores, Pintada, Marinheiro, Mauá e Pavão), a educadora social Beatriz dos Santos, as necessidades dos moradores ainda dependem de uma melhor atenção do governo estadual. Ela disse acreditar no plano apresentado por Tarso e, por esta razão, compareceu ao encontro. “Foi por meio de pressão popular que conquistamos o título de APA (Área de Preservação Ambiental). Com isso, passamos a ter atenção do estado, que, nos últimos anos não nos considerou parte de Porto Alegre. Não queremos que a prefeitura e o governo estadual fiquem de costas para nós. Por acreditarmos neste projeto do Tarso, viemos aqui por livre e espontânea vontade”, salientou.

Segurança

Uma das principais bandeiras exploradas na campanha do candidato Tarso Genro é a da Segurança Pública, em razão da sua experiência como Ministro da Justiça no governo Lula. O programa que se desenvolveu em âmbito nacional, o Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), está em toda a região metropolitana. Por esta mesma razão, o secretário nacional do Pronasci, Ronaldo Teixeira, natural de São Leopoldo, compareceu ao evento. “O tema da segurança no Brasil perpassa o Tarso e também a candidata Dilma Rousseff, pois foi no governo de Lula, onde eles atuaram, que nasceu a nova política pública de unir programas sociais com o trabalho das polícias, o Pronasci. Eu na condição de secretário nacional deste programa me sinto à vontade para estar aqui”, justificou.

Prova da aposta nesta área foi a gravação dos últimos programas eleitorais para a televisão de Tarso e Dilma, feita em Canoas, onde funcionam todas as ações do programa federal. “Aqui temos o exemplo de Canoas como um resultado exitoso desse modelo no RS, assim como o resultado já conquistado na Cidade de Deus, Morro Santa Marta e Rocinha, no Rio de Janeiro”, disse Ronaldo Teixeira.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora