Últimas Notícias>Política
|
6 de setembro de 2010
|
01:59

Ibope mostra quadro estável e vitória de Dilma no primeiro turno

Por
Sul 21
[email protected]

Igor Natusch

O Ibope divulgou pesquisa para Presidente na noite dessa sexta-feira (3) na qual, basicamente, repetem-se os percentuais do levantamento anterior. A candidata Dilma Rousseff (PT) mantém 51% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) está estacionado nos 27%. Marina Silva (PV) oscilou de 7 para 8 pontos percentuais.

Os demais candidatos não chegam a 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 7% dos entrevistados disseram ainda não saber em quem votarão no dia 3 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos.

Os percentuais da pesquisa confirmam a tendência de vitória de Dilma no primeiro turno, com 59% dos votos válidos. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, a candidata petista tem 43% das intenções de voto contra 20% de Serra e 5% de Marina. Brancos e nulos somam 5% e os indecisos chegam a 24%. Na eventualidade de um segundo turno, Dilma chega a 55% dos votos, contra 33% do tucano. O percentual de pessoas dispostas a anular o voto é de 6% e 5% dizem não saber em quem votariam nesse caso.

A situação se complica para Serra na medida em que o tucano apresenta o maior índice de rejeição, 26%, contra 19% de Dilma e 15% de Marina. Para 10% dos entrevistados, todos os candidatos poderiam receber voto, enquanto 19% não souberam responder. A expectativa de vitória para Dilma é alta: 69% dos entrevistados dizem ter certeza que a petista vencerá em 3 de outubro. Apenas 17% dos consultados acreditam que Serra será presidente – um índice 10 pontos menor que a intenção de voto atual do tucano, e metade da expectativa de vitória que o candidato ostentava no início de julho.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora