Últimas Notícias>Política
|
3 de setembro de 2010
|
09:00

Dilma sobre a oposição: "Eles querem virar a mesa de democracia"

Por
Sul 21
[email protected]

Felipe Prestes

Quando repórteres já balbuciavam perguntas, a candidata à presidência Dilma Rousseff (PT) explicou: “Eu vou fazer uma declaração inicial. Costumo fazer assim”. A fala da petista nada tinha de corriqueira. “Eu quero fazer uma manifestação”, afirmou num tom grave, “indignada”, como ela mesma admitiu.  O tema que abordou foi o vazamento de dados sigilosos da Receita Federal e as acusações que tem sofrido da oposição. “O meu adversário (o tucano José Serra), a campanha dele e o partido dele estão desesperados porque a cada dia que passa eles perdem o apoio popular”, disse.

Dilma Rousseff teve passagem rápida pelo Rio Grande do Sul. Na manhã desta quinta-feira (2/9) esteve em Canoas, para conhecer o “Território da Paz”, no bairro Guajuviras, uma ação do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Lá gravou para o programa eleitoral de televisão. No início da tarde, concedeu coletiva no Aeroporto Internacional Salgado Filho e, às 19h, embarcou para Foz do Iguaçu, onde participaria de comício, à noite. Mesmo com a programação intensa, a candidata parece estar voltada a defender-se das acusações que vem sofrendo. “Eu sou a parte mais interessada na apuração destas denúncias”, afirmou.“Eu estou interessada que a Receita e que a Polícia Federal sejam absolutamente rigorosas na apuração e, além de rigorosas, rápidas”, completou.

Rigor foi a palavra usada reiteradas vezes pela candidata. Dilma disse acreditar no “espírito de justiça” do atual presidente. “Eu tenho certeza que o presidente Lula jamais deixará essa questão sem uma apuração até as últimas consequências. Doa a quem doer”. A candidata pediu punição aos culpados, descartando má-fé dos funcionários da Receita Federal. “O que pode haver é mal-feito. Acho que o mal-feito tem que ser punido. A pessoa responsável tem que ser castigada, quando apurada sua responsabilidade. Agora, a instituição tem que ser preservada”.

Dilma não minimizou as quebras de sigilos, mas não aceita a forma como os fatos estão sendo utilizados pela oposição. “Ao tentar responsabilizar a minha campanha por fatos ocorridos em setembro de 2009 – quando não havia nem campanha, nem pré-campanha – o que eles querem é virar a mesa da democracia. (…) Num processo democrático, pode-se perder a eleição, mas não se pode perder a dignidade e começar a sacar contra pessoas ou instituições. Além disso, subestimando a compreensão do povo neste processo”.
A candidata, contudo, não pretende usar apenas palavras para se defender e anunciou que o PT está entrando com ação na Justiça Eleitoral contra o candidato José Serra (PSDB), pela divulgação de fato inverídico com finalidade eleitoral, o do seu envolvimento com os vazamentos de dados da Receita Federal. Além disso, entrará com uma ação contra o candidato tucano José Serra por injúria, calúnia e difamação no Ministério Público Federal e com uma representação na Procuradoria-Geral da República contra o senador e presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra, também, por injúria, calúnia e difamação. “As acusações que eles fazem são falsas, levianas e não têm sustentação jurídica”.

Mesmo com a revolta diante das acusações, Dilma Rousseff demonstrou bom-humor ao falar do neto que está para nascer. Explicou que o nascimento do menino não está programado para o próximo sábado, como fora veiculado na imprensa, porque a filha deseja fazer parto normal. “Eu sou do tempo em que a gente não sabia nem o sexo do bebê antes de nascer. Minha filha não quer fazer cesariana, então a gente não sabe o dia que nasce. Eu também queria fazer parto normal, não consegui. Tomara que ela consiga”. Também com bom-humor, se desviou de comentar possível volta a Porto Alegre nos próximos dias. “A gente fica ‘frestiando’, como dizem os gaúchos, para ver se dá uma pausa na chuva para poder voltar”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora