Últimas Notícias>Política
|
6 de setembro de 2010
|
02:03

Dilma mantém 22 pontos de vantagem sobre Serra, segundo Datafolha

Por
Sul 21
[email protected]

Igor Natusch

A última pesquisa do instituto Datafolha para a Presidência da República, divulgada hoje (4), mostra um quadro estável na corrida pelo Planalto. A candidata Dilma Rousseff (PT) continua ganhando a eleição no primeiro turno, segundo o instituto: no momento, soma 50% das intenções de voto, um ponto acima dos 49% da medição anterior. José Serra (PSDB) oscilou de 29% para 28%, enquanto Marina Silva (PV) cresceu de 9% para 10%. As oscilações não saem da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais.

Os demais candidatos não chegam a 1% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Os indecisos somam 7%, e os que pretendem votar em branco ou nulo chegam a 4%.

Contando apenas os votos válidos, a candidata do PT ganha no primeiro turno com 56%, contra 32% de Serra e 11% de Marina Silva. A expectativa de vitória para Dilma Rousseff é alta: 69% dos entrevistados dizem acreditar que a candidata governista será eleita em 3 de outubro, enquanto apenas 15% apostam na vitória de Serra – pouco mais da metade dos que demonstram intenção de votar no tucano. Em um eventual segundo turno, a pesquisa aponta vitória tranquila de Dilma: 56% iriam pela petista, enquanto 36% dos consultados dariam seu voto a Serra. Cinco por cento dos entrevistados anularia seu voto e 4% dizem não saber em quem votariam nesse caso.

Outro indicativo que favorece Dilma na disputa com Serra está nos índices de rejeição. A petista é rejeitada por 22% dos eleitores, enquanto 31% dos eleitores afirmam que não votariam no tucano de jeito nenhum. A rejeição de Marina Silva é de 17%.

Eleições estaduais

O Datafolha também divulgou pesquisas eleitorais relativas a alguns estados brasileiros. Em São Paulo, o instituto aponta diminuição da vantagem de Geraldo Alckmin (PSDB) para Aloizio Mercadante (PT), ainda que o candidato tucano siga vencendo no primeiro turno. Alckmin tem 50% das intenções de voto, enquanto Mercadante tem 24%. A queda da diferença em oito pontos percentuais ainda não é suficiente para evitar a vitória de Alckmin no primeiro turno.

No RJ, a situação está praticamente definida, segundo o Datafolha: Sérgio Cabral (PMDB) tem 58% das intenções de voto contra 15% de Fernando Gabeira (PV), uma vantagem de 43 pontos percentuais. Em Minas Gerais, a situação é bem diferente. Antonio Anastasia (PSDB) tem 35% dos votos, enquanto Hélio Costa (PMDB) tem 33%, uma diferença dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Os índices repetem os números da pesquisa anterior, divulgada na semana passada. No segundo turno, a tendência de empate técnico se mantém: Anastasia tem 37%, contra 36% de Hélio Costa.

Em Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) tem o mais alto percentual de um candidato em todo o país: 73% dos entrevistados declaram que votarão nele em 3 de outubro, contra 17% de Jarbas Vasconcelos (PMDB). A vitória de Campos no primeiro turno é iminente, com 58 pontos percentuais à frente do adversário peemedebista. No Distrito Federal ocorre a única reversão de quadro em todas as pesquisas estaduais divulgadas pelo Datafolha. Agnelo Queiroz (PT) tem 40% dos votos, ultrapassando Joaquim Roriz (PSC) que está com 32%. A candidatura de Roriz segue barrada pelo TSE, com base na Lei de Ficha Limpa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora