Últimas Notícias>Política
|
11 de setembro de 2010
|
16:11

Datafolha: Dilma e Tarso venceriam em primeiro turno

Por
Sul 21
[email protected]
Datafolha: Dilma e Tarso venceriam em primeiro turno
Datafolha: Dilma e Tarso venceriam em primeiro turno

DivulgaçãoIgor Natusch

Pesquisa Datafolha, divulgada,nest sexta-feira (10), indica a vitória em primeiro turno para a Presidência da República da candidata do PT, Dilma Rousseff. No Rio Grande do Sul, o também candidato do PT, Tarso Genro, segundo o Insituto, se a pesquisa fosse hoje venceria em primeiro turno. Dilma 50% das intenções de voto contra 27% do tucano José Serra e 11% de Marina Silva (PV). Para 4% dos entrevistados, a melhor opção é votar branco ou nulo, enquanto 6% seguem indecisos.

Levando em conta apenas os votos válidos, a candidata petista teria 56% das intenções, e consolidaria a vitória em primeiro turno. O Datafolha fez também um levantamento para um eventual segundo turno entre Dilma e Serra. Nessa estimativa, a candidata governista teria 56% dos votos, contra 35% do concorrente tucano. Os votos brancos e nulos somam 5%, enquanto 4% diz não saber o que fazer nessa situação.

No Rio Grande do Sul, Dilma está cinco pontos à frente de Serra, com 43% das intenções de voto. Serra tem 38% e Marina, 8%.

Serra muda estratégia

A pesquisa do Datafolha é a primeira a tirar a temperatura da corrida presidencial depois das denúncias envolvendo a quebra de sigilo da filha de José Serra, Verônica, na Receita Federal. Havia grande expectativa quanto ao efeito das denúncias sobre as candidaturas de Dilma e Serra. Segundo os dados do levantamento, porém, os últimos acontecimentos parecem ter influído pouco nos rumos da campanha pelo Planalto.

Ao ver que as denúncias não se refletem em mais votos, o candidato tucano começou a mudar de estratégia, mais uma vez. Ao ser sabatinado pelo jornal O Globo prometeu que, se eleito, elevará o salário mínimo nacional de R$ 510 para R$ 600,00, já no começo do seu mandato. Sobre as fontes para isso, disse apenas que “há muito desperdício, muita gordura para ser eliminada”.

Tarso têm 49% dos votos válidos

O candidato do PT ao governo do RS, Tarso Genro, mantém vantagem de 16 pontos sobre José Fogaça (PMDB) na pesquisa Datafolha. O candidato petista tem 42% das intenções de voto, contra 26% do peemedebista. Yeda Crusius (PSDB), que concorre à reeleição, está com 13%, enquanto Pedro Ruas (PSOL) tem 1%. Os indecisos somam 12%, enquanto 3% dos entrevistados dizem que votarão em branco ou nulo.

Levando em conta apenas os votos válidos, Tarso tem 49% das intenções de voto. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Tarso Genro pode ter até 52% da preferência do eleitorado, o que daria ao candidato a vitória em primeiro turno.

Senado

Ana Amélia Lemos (PP) abriu vantagem na corrida pelo Senado, segundo o Datafolha. A candidata tem 49% das intenções de voto, contra 41% de Germano Rigotto (PMDB) e 39% de Paulo Paim (PT),
que concorre à reeleição.

Outros estados

O Datafolha divulgou pesquisas também em outros estados brasileiros. No Distrito Federal, o candidato Agnelo Queiroz (PT) subiu nove pontos e agora está com 44%, contra 33% de Joaquim Roriz (PSC). Roriz aguarda julgamento de recurso contra o impedimento de sua candidatura pela Justiça Eleitoral. Em Pernambuco, o candidato Eduardo Campos (PSB) caiu, mas ainda mantém confortável diferença para Jarbas Vasconcelos (PMDB), com boas chances de vencer em primeiro turno. Campos tem 63% dos votos, contra 21% do peemedebista.

Já no Paraná, a surpresa é a queda brusca da vantagem de Beto Richa (PSDB) para Osmar Dias (PDT). Richa tem 44% das intenções de voto, contra 38% do pedetista – uma queda de treze para seis pontos percentuais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora