Últimas Notícias>Política
|
7 de setembro de 2010
|
02:00

Artistas, músicos e intelectuais assinam documento em apoio a Tarso

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Véspera de feriado em um agradável bar de Porto Alegre. Esse foi o cenário escolhido pela coligação Unidade Popular pelo Rio Grande para lançar o Manifesto da Cultura em apoio ao candidato Tarso Genro (PT), nesta segunda-feira (6).

O Manifesto ganhou mais de mil assinaturas de apoio de artistas e intelectuais, inclusive do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, que reconhece o potencial cultural do estado e sua abrangência nas áreas de desenvolvimento turístico, educacional, econômico e cidadão. Também assinaram o documento o cantor Nei Lisboa, o escritor Luis Augusto Fischer, o historiador Voltaire Schilling e o cineasta Carlos Gerbase.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, prestigiou o evento e entregou uma carta com as reivindicações para a área do livro e leitura. “Estamos entregando aos candidatos nossas prioridades, pois estamos defendendo a consolidação do que já temos desde 2001, que é a Lei do Livro e que até hoje não conseguiu orçamento na Assembleia Legislativa por não ter sido enviado pelo governo estadual”, explicou.

Carneiro avaliou o projeto representado pela coligação de Tarso Genro pela proposta de descentralizar o acesso aos livros. “Me parece que este manifesto simboliza uma política para todos e isso nos da esperança de que isso possa acontecer”, afirmou.

Tarso falou do orgulho em ter os intelectuais e a diversidade de expressões culturais apoiando sua candidatura. Ele resgatou sua formação, salientando a influência dos livros e da cultura em sua vida. “Foi isso que fez o que sou hoje e contribuiu com a minha visão da política. A verdadeira mudança se faz quando mudamos nossa visão sobre o mundo, nosso pensamento e conseguimos perceber o outro. Quando alcançamos isso entendemos o que é a democracia e a política”, disse.

O Manifesto

O Manifesto da Cultura faz parte do Programa de Governo e está incluído na Carta aos Gaúchos e Gaúchas, lançada no dia 29 de agosto. O documento aponta 13 pontos para a cultura do Rio Grande crescer, entre eles destacam-se o fortalecimento do Conselho Estadual de Cultura como instituição independente e de representação plural e a implantação do Programa Cidadania Cultural para garantir acesso à cultura da população de baixa renda a partir de um programa estadual de subsídio para espetáculos, exposições, apresentações.

De acordo Tarso Genro, a implementação de suas propostas para a área da cultura deverá criar até o final do governo, 500 pontos de cultura, 500 bibliotecas modernizadas e 500 projetos de cultura para todas as cidades do RS. Ainda, a implementação do Fundo de Apoio à Cultura para financiamento da produção cultural local. Os projetos de cultura para o Estado estão baseados na experiência de governo do PT na prefeitura de Porto Alegre, como o POA em Cena, o Porto Alegre em Buenos Aires, o Mercocidades e a descentralização da cultura, entre outros, todos criados nos governos de Tarso à frente da Prefeitura da Capital. “A cultura vai se tornar, aqui no estado, novamente um elemento importante de agregação cultural, de desenvolvimento e de atividade econômica”, garante Tarso Genro.
O Manifesto está na página do candidato na internet.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora