Últimas Notícias>Política
|
19 de agosto de 2010
|
14:00

PSDB pede desconto de tempo de Dilma por invasão do espaço de candidatos

Por
Sul 21
[email protected]

Igor Natusch

A coligação “Brasil Pode Mais”, encabeçada pelo candidato do PSDB à Presidência, José Serra, ajuizou hoje (19) seis representações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a coligação “ Para o Brasil Seguir Mudando” e a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. As representações pedem que seja descontado tempo do horário eleitoral de Dilma, alegando uma suposta invasão de tempo de propaganda destinada a candidatos a outros cargos.

As propagandas questionadas foram veiculadas na televisão nos dias 17 e 18 de agosto em duas situações distintas. Uma das representações afirma que o presidente Lula teria utilizado tempo destinado a Aloizio Mercadante, candidato a governador por São Paulo, para fazer propaganda a favor de Dilma. De acordo com a coligação “O Brasil pode Mais”, o horário de Mercadante teria sido invadido durante 15 segundos, e a inserção ilegal de Lula teria sido reproduzida 27 vezes.

As outras cinco petições reclamam de invasão de tempo em propagandas de candidatos a deputado federal em Santa Catarina. As aparições não apenas seriam favoráveis a Dilma, como também estariam promovendo propaganda negativa contra José Serra. Duas delas enalteceriam os investimentos em agricultura feitos em municípios do Estado durante o governo Lula, comparando esses progressos com o “pouco apoio” da gestão anterior de Fernando Henrique Cardoso. As demais infrações seriam referentes a criação de empregos, distribuição de bolsas estudantis e duplicação de estradas em Santa Catarina. Nessas inserções não haveria participação direta de Lula, apenas uma narração feita por locutores.

Com informações do TSE


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora