Últimas Notícias>Política
|
11 de agosto de 2010
|
18:41

Presidenciáveis se posicionam sobre o homossexualismo

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) enviou a todos os candidatos à Presidência da República um termo de compromisso com as propostas que foram tomadas durante a primeira Conferência Nacional LGBT, realizada no ano passado. O objetivo é identificar quais são os candidatos que assumem a defesa aos direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e também pressionar o legislativo para que saia do papel os projetos em defesa dessa população.

O mesmo documento foi enviado pelas entidades nos estados a todos os candidatos a deputado estadual e federal. Nesta semana, a ABGLT divulga a primeira lista com os candidatos que assinaram o termo de compromisso. A relação ficará disponível no site do movimento.

O que disseram os candidatos a presidente sobre o assunto:

Dilma Rousseff (PT)

“Sou a favor da união civil. Acho que a questão do casamento é religiosa. Eu, como indivíduo, jamais me posicionaria sobre o que uma religião deve ou não fazer. Temos que respeitar.”

Plínio de Arruda

“Consultei vários teólogos e não há nenhuma incompatibilidade entre estas posições e a fé cristã. E nós vamos enfrentar isso”.

Marina Silva (PV)

“É um direito (a união civil de bens) que as pessoas têm. Se as pessoas têm um patrimônio junto, por que não podem usufruir desse patrimônio? Se têm uma união estável, por que não podem ser beneficiárias do mesmo plano de saúde?”

José Serra (PSDB)

“Se preencher os requisitos que há para qualquer um que vai adotar (não há problema). Isso vale para qualquer tipo de casal, qualquer tipo de pessoa. Não vejo por que não aprovar. Acho que há tanto problema grave relacionado a crianças pobres no Brasil que (a adoção) pode ser uma salvação.”

Com informações da ABGLT


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora