Últimas Notícias>Política
|
13 de agosto de 2010
|
20:56

PMDB deve anunciar apoio oficial a Dilma no RS

Por
Sul 21
[email protected]

Prefeito peemedebista antecipa decisão do partido em mobilização a favor da petista no Estado

Rachel Duarte

Parecia um comício, não fosse a mistura de partidos que oficialmente não estão coligados no Rio Grande do Sul. Este foi o clima do Movimento Pluripartidário dos Prefeitos e Prefeitas Pró-Dilma, nesta sexta-feira, 13. A data com o número do Partido dos Trabalhadores foi lembrada pelos militantes que compareceram na atividade no teatro da AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.

Com muitos aplausos e um palanque com prefeitos de diversas regiões do Estado, a candidata ao Planalto Dilma Rousseff (PT) recebeu o reforço do apoio oficial do PDT, no discurso do prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT). “É inquestionável o avanço do país na gestão do governo Lula. Isso é unânime nas prefeituras e entre os cidadãos gaúchos”, disse Fortunatti salientando que o discurso era na posição de prefeito.

Mas, a grande surpresa do encontro foi o anúncio de que o PMDB irá, também, oficializar apoio à petista na próxima quarta-feira (18). O mensageiro da notícia foi o prefeito de Alegrete, Ricardo Silva (PMDB). “Eu não posso dizer que apoio a senhora, mas 90% do PMDB está com a Dilma e vai oficializar isso na semana que vem”, adiantou. Silva, juntamente com o pefeito de Arambaré, Alaor Pastoriza Ribeiro, encabeça o movimento pró-Dilma. Ele diz que 90% dos prefeitos peemedebistas estão com a candidata e entregarão à direção estadual do partido um documento solicitando que o PMDB oficialize o apoio à candidata que tem como seu vice o peemedebista Michel Temer.

Ao lado de Olívio Dutra, muito aplaudido pela assistência, e da presidenciável Dilma Rousseff estavam também o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), e o presidente do PDT e prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior. “A Dilma representa para nós a segurança de um projeto de nação. Depois de Getúlio, nunca houve um projeto de Brasil-nação como teve no governo Lula. Então, ela não representa para nós apenas uma continuidade. É mais do que isso”, salientou o presidente do PDT.

Bolzan disse que Dilma ganhará a eleição devido ao projeto que ela representa, importante para a sociedade. “Ainda bem que temos uma pessoa identificada com a nacionalidade e com sensibilidade econômica, política e social“, falou o presidente pedetista sobre a candidata que o partido fez questão de dizer que apoia no Estado.

Dilma agradece
A candidata do PT agradeceu, em seu nome e do seu vice Michel Temer, o apoio manifestado pelo prefeito peemedebista. “Eu me comprometo – disse ela – com o sentido republicano”.  E lembrou da época em que conheceu o presidente do PDT gaúcho: “Eu conheci ele ainda na militância da juventude e hoje está expresso nos seus cabelos a sua experiência dentro deste partido”, brincou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora