Se por um lado a campanha está ainda pouco visível aos eleitores, na internet os candidatos estão explorando como podem a ferramenta. Nesta semana foi divulgado um levantamento no Jornal do Comércio, que aponta o petista Tarso Genro no ranking dos 21 mil usuários com maior número de seguidores. O ranking é composto por 7,5 milhões de microblogs. O endereço www.twitter.com/tarsogenro já tem 6.866 seguidores (número de terça-feira).
Recentemente foi criado também o microblog da campanha da Unidade Popular pelo Rio Grande (www.twitter.com/tarso13). Outro que lançou um perfil da sua campanha na rede social xodó dos internautas foi José Fogaça (PMDB). O endereço tem pouco mais que 800 seguidores. É um número pequeno, bem como o da campanha de Tarso, que não chega a 300. Os valores indicam que os eleitores da internet parecem estar mais preocupados com o que dizem os candidatos em seus perfis do que com os perfis das candidaturas.
Nesta onda virtual o PDT também se adequou. O site do partido ficou fora por um tempo e agora está com novo leiaute. Uma variação de destaques de imagens ao centro da página e uma janela de visualização das repercussões do partido no Twitter são as novidades mais perceptíveis. Há também um canal do PDT que abriga vídeos e uma série de lincks facilitadores, de indicação da página, número de acessos, usuários online, entre outros.
O primeiro a modernizar a página foi o PT, por meio do site tarso13. A página tem destaques de notícias, espaço para artigos de políticos colunistas, canal de mídias e um forte apelo para as redes sociais da candidatura (twitter, facebook, entre outros).