Últimas Notícias>Política
|
17 de agosto de 2010
|
15:05

Médicos-residentes entram em greve em todo o país

Por
Sul 21
[email protected]

Igor Natusch

Cerca de 17 mil médicos-residentes em todo país entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (17). Os grevistas reivindicam reajuste de 38,7% no valor da bolsa-auxílio, pagamento da décima terceira bolsa, auxílio-moradia, auxílio-alimentação e o aumento da licença-maternidade de quatro para seis meses.

De acordo com o presidente da Associação Brasiliense de Médicos Residentes, Cassio Rodrigues, no dia 13 de julho, eles entregaram um documento aos ministérios da Educação e da Saúde com as reivindicações da categoria. Segundo Rodrigues, não foi estabelecida negociação, o que teria precipitado a greve. “Nossa proposta é de 38% e não vamos aceitar o contrário. Isso já vem sendo debatido há algum tempo, agora não dá mais”, garantiu.

Atualmente, os residentes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 1.916,45.

De acordo com Ministério da Saúde, algumas reivindicações dos médicos-residentes, como o auxílio-moradia e o auxílio-alimentação, são de categorias trabalhistas e não devem ser consideradas já que eles ainda são estudantes em processo de formação profissional. Além disso, o Ministério teria feito proposta de reajuste de 20% no valor da bolsa a partir de 2011, aumento tornado viável com um grande remanejamento de recursos.

Em Porto Alegre

Após o anúncio da greve nacional, médicos residentes de Porto Alegre fizeram manifestação na frente do Hospital de Clínicas da capital na tarde de hoje (17). Segundo o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), de 300 a 350 pessoas particiaparam do ato, entre residentes do Clínicas, HPS, Instituto de Cardiologia, Presidente Vargas e Conceição, entre outros. Os presentes deram um abraço simbólico no Hospital e em seguida uma assembléia, na qual recusaram por unanimidade a proposta de 20% de reajuste feita pelo governo federal.

Com informações de Folha Online, Agência Brasil e Simers


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora