Últimas Notícias>Política
|
8 de agosto de 2010
|
18:16

MEC desmente boicote à Apae acusado por Serra

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

A estratégia de ataque da candidatura do tucano José Serra ao governo federal rendeu mais um desgaste aos gestores do presidente Lula. Neste final de semana, o Ministério da Educação (MEC) se defendeu das acusações feitas por Serra no primeiro debate televisivo, na quinta-feira passada, sobre corte de recursos essenciais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O tucano declarou que a pasta teria cortado o transporte escolar e proibido a entidade de atuar como escolar. De acordo com a nota divulgada pelo MEC, o governo teria destinado à entidade R$ 293 milhões em 2010.

Segundo o tucano, um programa do MEC voltado para a educação de pessoas com deficiência teria incentivado o descredenciamento das Apaes para atuação como escolas. Para exigir que crianças e adolescentes cursassem escolas comuns, o ministério teria determinado a criminalização dos pais que descumprissem a norma. Os alunos ficariam apenas duas horas semanais em salas especiais, modelo criticado pela Apae, especialmente no caso de estudantes com deficiências mais graves.

O MEC contra-argumentou na nota com o aumento no número de matrículas. “Hoje, a rede pública contempla 454.927 matrículas de estudantes com deficiência. Mais alunos da educação especial estão em classes comuns do ensino regular em relação a 2003, quando havia 145.141 matrículas. Dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 já apontam 387.031 estudantes incluídos”, diz a nota do ministério.

Com informações do Correio Brasiliense


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora