Últimas Notícias>Política
|
24 de agosto de 2010
|
15:13

Justiça Federal condena Garotinho a dois anos e meio de prisão

Por
Sul 21
[email protected]

Patrícia Araujo

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) foi condenado pela Justiça Federal do Rio a dois anos e seis meses de prisão, por crime de formação de quadrilha. No entanto, ao invés de cumprir os mais de dois anos de cárcere ele irá realizar prestação de serviço à comunidade e está proibido de exercer cargo público e mandato eletivo.

Mesmo condenado a pena restritiva, o ex-governador ainda está na disputa por uma vaga de deputado federal nas eleições deste ano pelo Partido da República. Ele está concorrendo com registro provisório em razão de ter conseguido uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral que suspendeu os efeitos da condenação do tribunal do Rio que o tornou inelegível por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. De acordo com a procuradora regional eleitoral, Silvana Battini, a condenação criminal de agora não o exclui do processo eleitoral porque é de primeira instância.

Em nota, Garotinho disse que a decisão evidencia “mais um capítulo da perseguição covarde” dirigida não só a ele, mas a toda sua família.

O ex-chefe da Polícia Civil e ex-deputado estadual Álvaro Lins foi condenado a 28 anos de prisão. Ele e Garotinho são acusados de usar a estrutura da polícia em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Os dois negam e poderão recorrer em liberdade.

Conforme a Procuradoria também foram condenados os ex-policiais civis Alcides Campos Sodré Ferreira (cinco anos e nove meses), Daniel Goulart (dois anos), Fábio Menezes de Leão (quatro anos e seis meses), Mario Franklin Leite de Carvalho (11 anos e três meses) e Ricardo Hallak (sete ano e nove meses).

Com informações do Portal G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora