Últimas Notícias>Política
|
17 de agosto de 2010
|
14:54

Fogaça defende a revitalização da cultura gaúcha

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

O candidato ao Palácio Piratini José Fogaça (PMDB) se reuniu na noite desta segunda-feira (16) com representantes da cena cultural gaúcha. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, cerca de 200 pessoas, participaram do encontro e ouviram a garantia do ex-prefeito de Porto Alegre em investir mais nesta área, caso eleito governador do Estado. “No nosso governo, a cultura terá mais vitalidade. Estamos profundamente comprometidos com a cultura do Rio Grande do Sul”, disse.

O peemedebista recebeu reivindicações de entidades como Câmara Rio-Grandense do Livro, Fundação Cinema RS (Fundacine), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC) e Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated-RS).

Fogaça, que também é músico e compositor, afirmou que pretende reestruturar e Secretaria Estadual da Cultura, apoiar bibliotecas municipais e combater a produção ilegal. Acompanhado de sua esposa, Isabela, Fogaça disse que irá criar o Museu Vivo da Tradição Gaúcha e revigorar o Festival de Coros, além de fortalecer o cinema e o teatro, inclusive o de rua. “É preciso, de maneira segura, firme e vigorosa aumentar a verba da cultura. Para mim, este não é apenas um compromisso, mas uma questão existencial”, frisou.

O secretário municipal da Cultura, Sergius Luiz Gonzaga, elogiou iniciativas do peemedebista no comando da Capital e a forma as conduzia. “Fogaça incentivou o Carnaval, o Acampamento Farroupilha, a Feira do Livro, o Teatro Elis Regina, a Cinemateca, a Pinacoteca, Festival de Inverno”, enumerou. O ex-secretário estadual da Cultura Victor Hugo agradeceu a Fogaça por sua “presença sempre pronta para a cultura”.

Fogaça encerrou o encontro manifestando seu respeito ao meio artístico. “Cultura é um meio de vida. É uma forma de se colocar diante do mundo e, também, de sobrevivência. É assim que queremos levar adiante a política cultural. A ética do trabalho e o espírito associativista e empreendedor do povo gaúcho fazem muito bem à arte. Basta criar o ambiente e educar o público que a cultura se desenvolve”, falou.

Com informações da assessoria de imprensa do candidato


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora