Últimas Notícias>Política
|
17 de agosto de 2010
|
14:50

Dilma e Serra apresentam-se ao eleitor no primeiro dia de TV

Por
Sul 21
[email protected]


Lorena Paim

Os candidatos do PT e do PSDB à Presidência da República apostaram em suas histórias de vida para conquistar o eleitor. No primeiro programa exibido, no início da tarde desta terça-feira (17), no início da propaganda eleitoral gratuita na televisão, a petista Dilma Rousseff mostrou-se tranquila – o que foi reforçado pela roupa de cor clara e a locação em ambiente natural – e se dizendo “preparada” para governar o país. Um depoimento do presidente, logo no começo da gravação, reforçou a idéia de que ela é a candidata de Lula e a única qualificada para seguir com as realizações do atual governo. O fato de ser mulher foi ressaltado tanto por Dilma quanto por Lula.

A trajetória política da candidata mereceu imagens e depoimentos de amigas do tempo da militância contra a ditadura, nos anos 70. “É preciso viver a cadeia”, disse Dilma, referindo-se ao período em que esteve presa.  A exemplo do que já havia falado no comício realizado em Porto Alegre, dia 29 de julho, no Gigantinho,  Lula voltou a enfatizar que, em 2002, “quando ela entrou em meu gabinete, como secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, senti que tinha encontrado a pessoa certa para o ministério”.

O candidato do PSDB, José Serra, enfatizou, como já fez várias vezes, sua origem pobre, como filho de família modesta e estudante de escola pública. Valeu-se de depoimentos que reforçaram suas realizações nos diversos cargos públicos que ocupou. A ênfase ocorreu nos assuntos relativos à saúde. Na entrevista com um portador de deficiência, lembrou que existe uma biblioteca adaptada a deficientes em São Paulo.  E apresentou-se como “Zé Serra”, aquele que vai assumir “quando Lula da Silva sair”.

Entre os candidatos dos pequenos partidos, os do PCO (Rui Costa Pimenta) e do PSTU (Zé Maria) reclamaram do pouco tempo de que dispõem na TV. O programa de Marina da Silva (PV) valeu-se mais de imagens do que de apelos de texto.  Chamou atenção para o ciclo de destruição no planeta Terra e para a importância de se promover um desenvolvimento sustentável.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora